Nomes de Nossa Senhora

Goiânia, 17 de Setembro de 2014, às 9h30

Por que Nossa Senhora tem tantos títulos?

Ir. Myrian Aparecida Pereira

Instituto Coração de Jesus

Antes de explicar a razão de tantos nomes, é preciso deixar claro que a Mãe de Jesus só tem um nome: Maria (em hebraico: Miriam), como nos diz S. Lucas ao narrar a aparição do arcanjo Gabriel para anunciar-lhe sua escolha para Mãe do Salvador: “E o nome da Virgem era MARIA” (Lc 1,27). A Virgem Maria, como a mais sublime de todas as criaturas de Deus, e também pela sua excelsa posição, possui muitíssimos títulos. Tudo isso faz parte do cumprimento da profecia que encontramos no Evangelho de Lucas 1,48: “E todas as gerações me proclamarão bem-aventurada”.

Há uma só Virgem Santíssima, Mãe de Deus e Senhora Nossa. Os títulos dados à Virgem Maria podem ser classificados conforme, pelo menos, quatro aspectos:

Devido a seus privilégios, que revelam sua pessoa e missão: Nossa Senhora da Imaculada Conceição – porque fora concebida sem mancha do pecado original; Nossa Senhora Mãe de Deus – porque concebeu Nosso Senhor através do poder do Espírito Santo; Nossa Senhora da Assunção – porque, sendo isenta de pecado e por ser mãe de Deus, foi elevada ao céu em corpo e alma.
Devido a fatos históricos em sua vida: Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora de Belém, Nossa Senhora da Anunciação, Nossa Senhora da Visitação.
Devido às virtudes com que foi adornada: Nossa Senhora Rainha da Fé; Nossa Senhora do Bom Conselho.
Devido aos lugares onde ela é honrada conforme suas aparições ou outras intervenções: Nossa Senhora de Fátima; Nossa Senhora de Lourdes; Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora da Vitória; Nossa Senhora de Guadalupe.

Esses diversos títulos apenas colocam em relevo aspectos singulares da vida de Maria que nossa devoção não deve ignorar. Pois a grandeza de Maria, Mãe de Deus e da Igreja, justifica plenamente tantos títulos que nada mais são do que a maneira prática de realizar aquilo que Ela mesma profetizou no Magnificat: “De agora em diante, todas as gerações me chamarão de mulher bem-aventurada” (Lc 1,48).

De outro lado, são expressões do amor e carinho, com que queremos homenagear nossa Mãe espiritual, procurando, de certa maneira, tornar mais pessoal o nosso relacionamento com Ela. É aquele modo de expressar tão próprio do coração do povo quando exclama: Minha Nossa Senhora!

Mas é preciso deixar bem claro para os fiéis que esses títulos se referem à mesma pessoa, porque só há uma Nossa Senhora, Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe. Enfim, como diz o poeta: “todas as nossas senhoras são a mesma Mãe de Deus!”. O nosso querido papa Francisco nos exorta: “Mãe de Deus! Esse é o título principal e essencial de Nossa Senhora. Trata-se duma qualidade, duma função que a fé do povo cristão, na sua terna e genuína devoção à Mãe celeste, desde sempre Lhe reconheceu.”