Pelo Batismo somos filhos do Pai Eterno

Romeiro, Romeira do Pai Eterno, o tema da Festa deste ano coloca em evidência a dimensão batismal.

Traz presente o momento em que Jesus é batizado e uma experiência memorável, de beleza certamente imensa, foi contemplada por quem estava como testemunha ocular dos acontecimentos. Uma nuvem no céu se abre e uma voz se faz ouvir com autoridade: “Eis meu Filho muito amado”. Saído das águas do batismo, Cristo é apresentado como Filho do Pai Eterno.

No Filho, todos nos tornamos Filhos de Deus e coerdeiros com Cristo. Formamos uma só família, a multidão dos batizados, daqueles que foram assinalados com a marca do Cordeiro. Unidos por laços estreitos e fortes, a Igreja é constituída, em Cristo, como autêntica família e comunidade de salvação. Lugar onde se educa e se aprende para o amor fraterno e para a comunhão com Deus. Onde a família humana – pais e filhos ‒ encontra sua vocação e missão e aprende a ser família a partir da profunda comunhão de amor entre Pai e o Filho, donde provem o Espírito Santificador. O Pai Eterno, o Filho Eterno e o Espírito Santo Eterno, um só Deus, educa a família e se constitui como ícone que inspira e orienta as relações de amor que devem permear a família humana.

O Santuário Basílica em Trindade novamente celebra a festa em louvor ao Divino Pai Eterno. Inspirada pelo primeiro Consistório convocado pelo Papa Francisco, a beleza da família, do sacramento do matrimônio, realidade simples e tão rica, torna-se o centro temático das celebrações litúrgicas da Festa deste ano.

Possa o Santuário do Divino Pai Eterno ser, nestes dias de modo especial, o núcleo irradiador da Luz do Evangelho para todos os que participam da Festa e dos que a acompanharão de algum modo. E que, de Trindade, a força do anúncio do Evangelho chegue a todos os lares, mudando em vinho novo tudo o que deve ser revigorado.

Maria, Mãe e Educadora da Fé, proteja nossas famílias e oriente-as no cumprimento da vontade do Divino Pai Eterno.

Dom Washignton Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia