Ano da Misericórdia

Goiânia,21 de novembro de 2016, ás 15h20.

Missa na Catedral encerra Ano da Misericórdia na Arquidiocese

O Coral Santa Cecília (cerca de 150 vozes) é composto por representantes das paróquias arquidiocesanas.

Coordenação de Leonice Ângela de Jesus, sob a batuta do maestro José Reinaldo F. Martins

A Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, foi presidida pelo arcebispo Dom Washington Cruz, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Auxiliadora, na manhã do último domingo (20). A missa encerrou o Ano Jubilar da Misericórdia na Arquidiocese, em sintonia com a Igreja em todo o mundo. Em Roma, no mesmo dia, o papa Francisco também encerrou o Jubileu com o fechamento da Porta Santa da Basílica de São Pedro.

A celebração na Catedral de Goiânia teve expressiva participação dos fiéis e animação do Coral Arquidiocesano Santa Cecília. Em sua homilia, o arcebispo lembrou que o Ano Santo teve início no dia 8 de dezembro de 2015, com o objetivo de levar o Povo de Deus a experimentar um tempo extraordinário de graça e misericórdia. “Nesta celebração eucarística, queremos entoar o nosso cântico de louvor e a nossa ação de graças, pelos dons que o nosso bom Deus nos concedeu”, comentou.

Dom Washington também convocou todos a depositarem sua confiança em Cristo Rei, pela vida da Igreja e da humanidade inteira, para que o Senhor derrame sobre todos a sua misericórdia e para que possamos construir um mundo mais justo e mais fraterno. Ele rezou ainda para que “os próximos anos sejam permeados de misericórdia, para irmos ao encontro de todas as pessoas, levando-lhes sempre a bondade e a ternura de Deus e conduzindo-as às fontes da alegria!”. Por ocasião do encerramento do Ano Santo, papa Francisco publicou a Carta Apostólica Misericordia Et Misera (Compaixão e Piedade). As duas palavras, muito significativas na história da Igreja, foram utilizadas por Santo Agostinho para descrever o encontro misericordioso de Jesus com a adúltera (Jo 8,1-11).

Confira Fotos Aqui

Vigília

Na noite anterior, 19 de novembro, aconteceu uma Vigília pelo encerramento do Ano da Misericórdia, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade.

O momento, que também foi presidido por Dom Washington, foi marcado pelo exame de consciência, oração das completas, homilia do arcebispo, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. Com velas acesas, dezenas de fiéis participaram do momento cantando, pedindo a Deus graças e agradecendo pelo Ano Santo que chegava ao fim. Dom Washington estendeu sua oração a todos os santos que viveram a misericórdia, como Santa Teresa do Menino Jesus, São Vicente de Paulo e São João Bosco, os beatos Francisco, Jacinta e Irmã Lúcia e o venerável padre Pelágio Sauter. Para alcançar a bem-aventurança prometida pelo Senhor aos misericordiosos, como assim o fizeram os santos e cristãos citados, o arcebispo afirmou que o caminho é acolher e receber sem reservas o seu perdão e olhar os outros como Deus, sentindo como nossa dor a necessidade do irmão. A vigília foi encerrada com um mutirão de confissões, que contou com 16 sacerdotes, inclusive Dom Washington Cruz.

Confira Fotos Aqui

Fúlvio Costa