Santuário

Goiânia,26 de dezembro de 2016, às 10h45.

Na Festa da Sagrada Família, paróquia é elevada a Santuário

O Deus Menino nasceu e a Igreja, Povo de Deus, está em festa, porque a salvação nos é oferecida pela misericórdia do Pai, que vem até nós pela simplicidade da manjedoura.

Mais uma vez nos é dada a oportunidade de reencontrar o verdadeiro sentido do Natal. A Arquidiocese de Goiânia também está em festa, porque nos é dado um importante presente neste Natal. É que a Paróquia Sagrada Família, da Vila Canaã, é reconhecida como Santuário Arquidiocesano pelo arcebispo Dom Washington Cruz.

A Missa Solene de elevação da paróquia à dignidade de Santuário acontecerá no próximo dia 30 de dezembro, Festa da Sagrada Família, presidida pelo arcebispo. Neste ano, será celebrada na sexta -feira, porque o Natal e a Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria, cairão no domingo. O rito, muito simples, começará com o arcebispo em procissão de entrada, junto com os concelebrantes, dando a bênção aos presentes e ao templo.

Em seguida, ele irá ler o decreto de elevação e a missa seguirá como de costume. A semana que antecede a cerimônia, denominada de Semana de Ação de Graças, projetando o 2017, terá uma série de celebrações, sempre às 19h30, que começará no dia 26, com as Bênçãos para o Trabalho, em missa presidida pelo padre Cleidimar Moreira. No dia 27, padre Eduardo Reis concederá as Bênçãos para a Saúde e, no dia 28, as Bênçãos para a Vitória serão conduzidas pelo padre Reginaldo Albuquerque. No dia seguinte, serão as Bênçãos para a Família, com o missionário Luiz Faria.

Abrilhantará a festa o presépio que foi exposto oficialmente no Vaticano, no Natal de 2012. A obra, composta por mais de 100 imagens, é do artista plástico italiano Francesco Artese, que reproduz Matera, na Itália, em 1950. A cidade é Patrimônio da Humanidade concedido pela Unesco. A exposição estará aberta ao público até o dia 2 de fevereiro.

Santuário: Lugar sagrado de peregrinações

O Santuário é um território sagrado, pois é o espaço onde Deus se comunica com o seu povo. Ele tem um sentido profundo na vida cristã, porque propicia um convívio maior com Deus e com os outros. Deve ser, portanto, um lugar de acolhida dos romeiros, de formação catequética e de incentivo à vida em comunidade, a partir dos Sacramentos e da doutrina da Igreja. Conforme o Código de Direito Canônico, “sob a denominação de Santuário, entende-se a igreja ou outro lugar sagrado, aonde os fiéis em grande número, por algum motivo especial de piedade, fazem peregrinações com a aprovação do Ordinário local” (Cân. 1230).

Em entrevista ao Encontro Semanal, o administrador paroquial da Paróquia Sagrada Família, padre Rodrigo de Castro, disse que o título vem Santuário: lugar sagrado de peregrinações reconhecer o que já acontece na prática, na vida cotidiana dessa igreja.

“O Santuário é o lugar sagrado que atrai multidões de fiéis que nutrem uma devoção específica pelo padroeiro, no nosso caso a Sagrada Família, e isso acontece aqui. O Santuário não é uma paróquia, não tem limite territorial e nem paroquianos, porque o volume de pessoas que passam por ele para rezar, pedir e agradecer por graças alcançadas é muito grande, e nós convivemos com isso semanalmente”, comentou. Ainda segundo o padre, as pessoas que frequentam a Sagrada Família vêm de realidades distintas da Arquidiocese, atraídas pela devoção à Família de Nazaré.

A Arquidiocese de Goiânia passará a contar agora com três santuários. O primeiro foi o Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade, inaugurado em 1912, quando havia apenas a Diocese de Goiás, no estado. O segundo, é a conhecida Matriz de Campinas, que foi declarada oficialmente Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no ano 2000.

No Brasil, só há mais um Santuário dedicado à Sagrada Família. Ele fica na Diocese de Campo Limpo (SP). O mais famoso no mundo fica em Barcelona, na Espanha. A construção é de 1882.

Fúlvio Costa