• Jubileu de Diamante

Epifania do Senhor

Goiânia, 09 de Janeiro de 2016, às 17h30.


Solenidade da Epifania do Senhor é celebrada na Catedral, com Folia de Reis

 

No domingo (8), Solenidade da Epifania do Senhor, o arcebispo Dom Washington Cruz presidiu celebração na Catedral Metropolitana, às 11h30. Epifania do Senhor é a manifestação de Deus a toda a humanidade, pelo nascimento do seu Filho, como Messias e Salvador do mundo. Essa é uma das três epifanias do Senhor. As outras duas manifestações são a João Batista no Rio Jordão (cf. Mt 3,13-17) e aquela que se deu no começo da sua vida pública, com o milagre do vinho. Leia mais sobre esse tema na matéria de capa do jornal Encontro Semanal desta semana, que circulou nas missas de domingo (8), e também no link:https://goo.gl/cgHhnh

 

Foliões

O grupo de Folia de Reis Companhia dos Três Reis Estrela Divina participou da missa e, ao final, os 18 membros cantaram e seguiram até o presépio montado na igreja, tendo à frente Dom Washington, que foi convidado a portar a “Bandeira do Divino”. Nosso arcebispo valoriza e se alegra muito com a apresentação da Folia de Reis, até cantando com o grupo e, assim, estimulando os fiéis a fazerem o mesmo.

A Festa de Santos Reis é manifestação da devoção popular que festeja o nascimento do Menino Jesus, destacando a visita dos “Três Reis Magos" (Melchior, Baltasar e Gaspar) à Sagrada Família, no mesmo dia, sendo guiados por uma estrela. O festejo foi trazido ao Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e mantém-se vivo em muitas regiões do país, marcando o dia 6 de janeiro. 

Imagem Peregrina

Na mesma celebração, os fiéis puderam também manifestar sua devoção a Nossa Senhora Aparecida, cuja Imagem Peregrina foi acolhida na Catedral no sábado (7), permanecendo lá até nesta segunda-feira, à tarde. Essa imagem está visitando a Arquidiocese de Goiânia desde o ano passado, enviada pelo Santuário Nacional de N. Sra. Aparecida, e deve percorrer todas as paróquias que a integram. Nesta semana, a imagem visita duas paróquias: Paróquia Santa Rita de Cássia – Pq. Santa Rita (10 a 12) e Reitoria Nossa Senhora das Graças (13 a 15).


Cúria Arquidiocesana

Praça Dom Emanuel, s/n°, Centro. Goiânia-GO - Caixa Postal 174 – CEP: 74001-970
Fone: (62) 3223-0756