Sagrada Família

Paróquia é elevada a Santuário da Família e de Adoração Perpétua da Sagrada Eucaristia

A Arquidiocese de Goiânia, na última sexta-feira, 30 dezembro, dia em que a Igreja celebrou a Festa da Sagrada Família, recebeu um novo Santuário. A paróquia da Vila Canaã, dedicada à Família de Nazaré, foi elevada a Santuário Arquidiocesano da Família e de Adoração Perpétua da Sagrada Eucaristia, que atuará como centro promotor de toda a ação pastoral em favor da Família.

A Santa Missa de elevação foi presidida pelo arcebispo Dom Washington Cruz e teve início com a leitura do decreto pelo chanceler da Cúria, padre Warlen Maxwell Silva Reis. O documento, em suas primeiras linhas, explica o que levou à elevação da igreja a Santuário: a relevância da Família, Igreja doméstica, célula Mater da sociedade e “Patrimônio de Humanidade”; o grande afluxo de fiéis com devoção à Sagrada Família, e a grande procura para participação na Eucaristia e no Sacramento da Reconciliação nessa paróquia; e o grande sonho desta Arquidiocese de possuir uma igreja dedicada à adoração perpétua da Eucaristia.

Logo após, Dom Washington nomeou o padre Rodrigo de Castro como reitor do Santuário, e destacou a presença dos outros dois reitores dos Santuários Basílicas da Arquidiocese, padre João Otávio Martins, CSsR, do Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e padre Edinísio Gonçalves Pereira, CSsR, do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. O reitor recém nomeado fez sua profissão de fé diante da assembleia assumindo o que o cargo lhe atribui.

Durante a celebração, o arcebispo ressaltou a importância dos padres que estiveram à frente da paróquia, em especial padre Luiz Augusto, que ali permaneceu por mais de 15 anos. Na homilia, retomou as palavras de São João Paulo II aos reitores de Santuários no mundo. “Acima de tudo, que toda a vida dos santuários favoreça, do melhor modo possível, a prece pessoal e comunitária, a alegria e o recolhimento, a escuta e a meditação da Palavra de Deus, a celebração verdadeiramente digna da Eucaristia e a recepção pessoal do Sacramento da Reconciliação”.

Dom Washington ainda exaltou a família como Santuário da vida da Igreja e a missão de todos em proteger e cultivar o amor em família, a começar no matrimônio, em toda a sua constituição. Enalteceu também a Eucaristia e o valor da adoração ao Santíssimo Sacramento, alimento e força da fé cristã, Cristo presente.

Concelebraram Dom Moacir Arantes, bispo auxiliar de Goiânia, e Dom José Chaves, bispo emérito de Uruaçu. A celebração ainda contou com a presença de grande parte do clero, religiosos e religiosas, representantes de diversas pastorais, grupos e movimentos, autoridades civis, representantes da imprensa, além de fiéis leigos e leigas que lotaram a igreja. Ao final da celebração, Dom Washington percorreu o Santuário com a imagem do menino Jesus, diante dos fiéis emocionados, que cantavam acompanhando o Coral Cantando Vou, sob regência da Irmã Joana Hoffmann.

Clique e  Confira Fotos

Fotos: Rudger Remígio