Jubileu dos Encarcerados

Goiânia,07 de Novembro de 2016, ás 17h20.

Arquidiocese de Goiânia celebra Jubileu com mulheres encarceradas

Neste domingo (6), o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, presidiu missa com as encarceradas do Centro de Inserção Social Consuelo Nasser, uma das unidades do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, que abriga cerca de 60 mulheres. É que a Arquidiocese celebrou, em sintonia com a Igreja no mundo, o Jubileu dos Encarcerados.

O acontecimento, que faz parte programação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco, foi organizado nesta Igreja particular pela Pastoral Carcerária que levou ainda um coral e promoveu um almoço fraterno na unidade prisional. “Deus nos acolhe a partir do momento em que nos dispomos a nos aproximar dele. Quanto mais nos afastamos, mais ele está próximo de nós”, disse em sua homilia o arcebispo.

Para o coordenador arquidiocesano da Pastoral Carcerária, diácono Ramon Curado, que concelebrou com Dom Washington, com o Jubileu dos Encarcerados, a Igreja leva uma importante mensagem aos detentos e para toda a sociedade. “Como o próprio papa disse, ‘a hipocrisia faz com que não se pense a possibilidade de mudar de vida, há pouca confiança na reabilitação, na reinserção social’. Precisamos,  juntos, ajudar essas pessoas a superarem os erros do passado, para que possam retornar à sociedade e abrir um novo capítulo em suas vidas”, comentou o diácono.

Irmã Petra Silva Pfaller, coordenadora nacional para a questão da mulher presa, da Pastoral Carcerária, disse que foi escolhido o presídio feminino, para celebrar o Jubileu dos Encarcerados na Arquidiocese de Goiânia, porque o encarceramento para as mulheres é bem mais grave e complexo do que para os homens. “O sistema prisional foi feito por homens e para homens. O abandono das mulheres no cárcere é bem maior do que o dos homens, tanto por parte do Estado como dos familiares: as mulheres têm menos visitas, sobretudo dos maridos e companheiros; a separação dos filhos é muito dolorosa; o atendimento de saúde da mulher é mais complexo e delicado”, explicou.

A religiosa também disse que o jubileu não foi celebrado no Bloco Feminino da Casa de Prisão Provisória (CPP) porque lá a situação é bem mais difícil devido à superlotação e às condições bastante precárias do lugar. Questionada sobre o sentido do Jubileu dos Encarcerados, ela respondeu que toca o coração tanto de quem está preso quanto de quem participou da celebração. “Esse jubileu foi um pequeno gesto do alcance profundo de Deus nas pessoas presas e em nós, que aprendemos muito com elas também. A experiência da presença de Deus nos cárceres é muito rica e importante, porque percebemos que o amor dele para conosco é grande. Sou pecadora como elas e juntas percebemos a imensidão do amor do Pai que não faz distinção de pessoas, porque todos somos seus filhos e filhas que merecem ter chance de começar novos caminhos com ele”.

O papa Francisco, também neste domingo (6), deixou sua mensagem na missa que celebrou na Basílica de São Pedro, em Roma, com centenas de presidiários. “Lá onde está uma pessoa que errou, nesse lugar se faz ainda mais presente a misericórdia do Pai, para suscitar arrependimento, perdão, reconciliação e paz”, auspiciou.

Encerramento do Jubileu da Misericórdia

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que começou no dia 8 de dezembro de 2015, Festa de Nossa Senhora da Conceição, se encerra no próximo dia 20, Festa de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, com o fechamento da Porta Santa na Basílica de São Pedro, em Roma, presidido pelo papa. Por ocasião dessa solenidade, haverá no dia anterior (19) uma Vigília na Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, às 20h. Na Arquidiocese de Goiânia, o encerramento do Ano Santo será no dia 13 próximo, com o fechamento da Porta Santa e missa presidida por Dom Washington Cruz, no Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Matriz de Campinas), às 18h, e fechamento da Porta Santa e missa às 19h30, na Paróquia Sagrada Família (Vila Canaã), presidida pelo bispo auxiliar Dom Moacir Arantes. Nesse dia, as Portas Santas abertas serão lacradas.

Fúlvio Costa