Pastoral do Turismo

Goiânia, 1º de dezembro de 2016.

Arquidiocese de Goiânia lança Pastoral do Turismo

Com o objetivo de evangelizar as pessoas envolvidas na prática do turismo, a Arquidiocese de Goiânia lançou, na manhã do dia 26 de novembro, na Cúria Metropolitana, a Pastoral do Turismo. “Queremos estar presentes nesta área específica do turismo, ou seja, junto àquelas pessoas que se deslocam pelos mais variados motivos e que se envolvem em todo o processo”, disse aos participantes do ato de lançamento, o coordenador arquidiocesano para a ação evangelizadora, padre Rodrigo de Castro. Participaram do evento pessoas que de alguma forma têm ligação com o turismo, sejam elas coordenadores de romarias e peregrinações diversas e profissionais da área, como guias e turismólogos.

Durante sua exposição, padre Rodrigo também destacou que uma das principais atividades desenvolvidas pela Igreja de Goiânia que envolve a Pastoral do Turismo é a romaria a Aparecida (SP), que cresce a cada ano. “Neste ano fomos em 538 romeiros divididos em caravanas de ônibus e de avião, mas o arcebispo já pediu que no próximo ano quer ver no Santuário Nacional da Mãe Aparecida pelo menos 5 mil romeiros”, disse aos presentes. É que em 2017 a Igreja no Brasil celebra 300 anos do achado da imagem da Padroeira, no Rio Paraíba, pelos três pescadores.

A Pastoral do Turismo, que faz parte da Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como linhas de ação também a promoção humana, a preservação ambiental e cultural, a formação e agentes, o apoio a comunidades tradicionais, entre outros. “É uma pastoral de acolhida que precisa se preparar para receber quem chega, facilitar os caminhos sob todos os aspectos para a chegada dos visitantes, prevenir os ataques à natureza e ao patrimônio, bem como a degradação humana e defender os mais fracos e vulneráveis”, pontuou padre Rodrigo. A Igreja de Goiânia, a partir de agora, deverá designar um padre para coordenar a nova pastoral arquidiocesana. Além do padre Rodrigo, Fernanda Freitas, da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, fez o repasse do 3º Encontro da Pastoral do Turismo, que aconteceu em Caldas Novas, de 9 a 12 de novembro, e teve como tema o Cuidado com a Casa Comum. A advogada da Arquidiocese, Lorraine Nascimento, tratou das questões jurídicas que envolvem as romarias e peregrinações.

Fúlvio Costa