Presépio de Matera

Goiânia,20 de Dezembro de 2016, às 15h30.

Paróquia será elevada a Santuário Arquidiocesano

O presépio que foi exposto oficialmente no Vaticano no Natal de 2012, visitado por 2 milhões de pessoas, está sendo montado na matriz da Paróquia Sagrada Família, na Vila Canaã, em Goiânia. A igreja teve que ter o altar adaptado para receber a cena do nascimento de Jesus Cristo, composta por 100 imagens de terracota. Obra do artista plástico italiano Francesco Artese, o presépio reproduz a cidade italiana de Matera no ano de 1950, instituída patrimônio da humanidade pela Unesco.

A cena tem uma estética própria da cultura italiana, mesclada por personagens do dia a dia. Segundo Artese, “a ideia é trazer à memória valores importantes daquela civilização: a importância da família como núcleo fundamental da sociedade e da economia daquela cultura. Uma sociedade integrada na solidariedade é o cenário ideal para a natividade. É neste contexto que a vinda de Cristo faz sentido”, reflete o artista, que tem mais de50 presépios espalhados pelo mundo.

Santuário

As pessoas vão poder visitar o presépio do Vaticano durante toda a programação especial da paróquia neste mês, que começa no dia 24, véspera do Natal, seguindo até o dia 2 de fevereiro de 2017. De acordo com Pe. Rodrigo de Castro, pároco da Sagrada Família, o presépio é um grande presente para toda a comunidade, nesse momento especial, também, pelo reconhecimento da paróquia como Santuário, por parte da Arquidiocese de Goiânia.A elevação acontece no próximo dia 30, em Missa presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, às 19h30.