Jesus Bom Pastor

Goiânia, 18 de Agosto de 2014, às 8h30

A ideia de comunidade como casa fornece o conceito de lar, ambiente de vida, referência e aconchego de todos que transitam pelas estradas da vida (CNBB/Doc. 100)

A história da paróquia Jesus Bom Pastor, no bairro Jardim Guanabara, começa com um médico mineiro de Belo Horizonte, Dr. Augusto França Gontijo, que veio morar em Goiânia no ano de 1934. Ele construiu na capital uma sede de fazenda para seu descanso e também uma pequena lavoura e pastos para a criação de gado. Em torno de 1958, a fazenda foi dividida em loteamentos.

Com o número considerável de pessoas na região, nasce, em 1960, o bairro Jardim Guanabara. Em 1962, o padre Eusébio constrói uma capela que leva o nome de Santa Inês; depois passa a se chamar São Judas Tadeu.

Em 1980, o então arcebispo Dom Fernando Gomes cria a paróquia Jesus Bom Pastor, na sede da capela de São Sebastião, sendo o monsenhor José de Souza Lima, o primeiro vigário paroquial.

Padre José Maria Roca Pons, espanhol, pertencente à Congregação de São Pedro Ad Víncula, iniciou a construção da nova Igreja matriz, ao lado da então existente, nos terrenos que foram doados pela Congregação dos Sagrados Corações. A pedra fundamental foi lançada em fevereiro de 1994.

Em 7 de janeiro de 2001, o Pe. José Maria é destinado a Contagem – MG. Em seu lugar, assume Pe. José Francisco Fernandez, também da Congregação de São Pedro Ad Vincula. Este continua e melhora os trabalhos anteriores.

Em 23 de abril de 2002, chega para auxiliar o Pe. José Fernandez o recém ordenado Pe. Marcos Rogério de Oliveira, como Vigário Paroquial. Motivou positivamente a liturgia e juventude. Pe. Marcos, em 2005, vai para Espanha para estudar liturgia. Em seu lugar, assume o Pe. Pedro Felisberto Elias, que volta à nossa paróquia depois de passar 3 anos em Contagem  MG.

Em 2006 assume como vigário Pe. Edmilson Oliveira de Souza. Em 2009, Pe. José Fernandez vai para Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Itatiaia), se tornando Pároco o Pe. Edmilson.

Em fevereiro de 2010 retorna o Pe. José Maria. Sempre auxiliado pelo Pe. Clóvis da Silva Santos como Vigário Paroquial, realizando um bom trabalho com a juventude, liturgia e grupos de oração.

Desde fevereiro de 2014, o pároco é o padre Clóvis da Silva Santos, religioso da Congregação São Pedro Ad Víncula. Ele trabalha na paróquia desde 2010, quando foi vigário paroquial e o pároco era o padre José Maria.

As Irmãs da Sagrada Família, desde 1989, desenvolvem notável ajuda na Pastoral Familiar, no Setor Juventude, na catequese, na liturgia e no campo vocacional.

Desafios e perspectivas

De acordo com o padre Clóvis, a paróquia Jesus Bom Pastor tem um número expressivo de lideranças, mas ele ressalta que ainda faltam pessoas dispostas a se capacitarem para a missão. A eucaristia e a força da Palavra têm fortalecido a comunidade paroquial e os eventos, na visão do pároco, tem despertado a união das dez comunidades. “Temos nos fortalecido por meio da oração e apoiado as comunidades cujos templos estão em obras; apoiamos também as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, com destaque para o auxílio na construção de moradias e a presença dos vicentinos no acompanhamento dessas famílias”.

Horário das Missas

Matriz
2ª a 6ª feira, às 6h30 (Celebração da Palavra)
4ª feira, às 19h30 – Novena do Perpétuo Socorro