Nossa Senhora da Penha

Goiânia, 25 de Agosto de 2014, às 12h

É preciso formar o Corpo Místico de Cristo, no qual todos se integram como membros que vivem na unidade (CNBB/Doc. 100)

Mesmo sendo jovem, a Paróquia Nossa Senhora da Penha do Setor Buriti Sereno I, em Aparecida de Goiânia, tem história para contar, graças à união das comunidades, ao amor pelo ideal missionário e projetos de Jesus Cristo, e à força de vontade dos fiéis de verem as comunidades crescerem.

A história da paróquia começou em meados da década de 1980, com um pequeno grupo de casais que se reunia para oração nas casas. Com o aumento do número de participantes, o grupo sentiu a necessidade do acompanhamento de um sacerdote e logo tomou providências: foi até o centro da cidade em busca de um padre, mas a empreitada não teve êxito.

Na Paróquia Santa Luzia, no Setor Novo Horizonte, conseguiram a valiosa informação com o padre Joseph Yves Marie Bernard, de que havia outro grupo se reunindo na Paróquia São João Batista, mais próxima do Setor Buriti Sereno. “Depois disso, padre Yves se reuniu com os fiéis no dia 9 de setembro de 1981 e, na ocasião, foi formado o primeiro Conselho Administrativo e escolhida a padroeira da comunidade nascente, Nossa Senhora da Penha, com base na devoção de João Spíndola de Ataídes, um dos principais membros e fundadores da comunidade na época”, conta o administrador paroquial, padre Aurélio Vinhadele de Siqueira.

Oficialmente criada, a comunidade passou a pertencer à Paróquia São João Batista, situada no bairro Garavelo B, na capital. A primeira missa da nova comunidade foi presidida pelo padre Yves em companhia do padre colaborador Alaor Rodrigues Aguiar e do então seminarista Iracy Camilo (diocesano), embaixo de uma árvore, em uma área cedida pelo município, na Rua Lopes Quintas, onde anos depois seria o local da hoje igreja matriz.

Em 28 de janeiro de 1984 a Paróquia de São João Batista foi confiada aos Padres Missionários Oblatos de Maria Imaculada que desenvolveram suas atividades até a data de criação da Paróquia Nossa Senhora da Penha, no dia 8 de janeiro de 2012, conforme ata de ereção assinada pelo atual arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. Padre Aurélio, ordenado presbítero em 2011, foi nomeado o primeiro administrador paroquial.

Quase todos os membros da antiga Comunidade Nossa Senhora da Penha já faleceram, mas Ronilda Spíndola, filha de um dos casais fundadores, continua a participar da Paróquia que faz parte da sua história de vida. “Vejo o crescimento da paróquia em todas as dimensões nesses últimos anos: decisões importantes, partilhas que amadurecem, diálogos, formações, celebrações, visitas às famílias com o terço nas casas, novas pessoas assumindo a fé e o compromisso com Jesus Cristo”, comenta.

Ronilda com o Papa João Paulo II

Embora a paróquia tenha caminhada e futuro promissor, o padre Aurélio relata que as dificuldades estão sempre presentes. “O tráfico e o uso de drogas ilícitas estão nas ruas, precisamos ampliar o templo da igreja matriz e é urgente o atendimento de qualidade nas quatro comunidades que compõem a paróquia”. Além desse trabalho, padre Aurélio responde também pela Paróquia Cristo Rei, em Aparecida de Goiânia, com outras seis comunidades. São fatores positivos, no entanto, segundo o sacerdote, a colaboração do Encontro de Casais na região e do diácono permanente Fernando Valadão, além da união dos paroquianos.

“A festa da padroeira, celebrada neste mês de agosto, tem grandes proporções e os paroquianos têm muita disposição em trabalhar”. Padre Aurélio ainda destaca as celebrações, que primam pelo decoro litúrgico, a colaboração dos ministros e dos acólitos e coroinhas. Mas é a vida comunitária o ponto mais positivo da paróquia, segundo o padre. “Nas celebrações dos padroeiros das comunidades, todos se entreajudam, participando, colaborando, fato que gera uma unidade muito bonita entre as comunidades”.

Horários das Missas:

Matriz:
6ª feira, às 19h30 e Domingo, às 8h

Comunidades:

Bom Pastor, Bairro Cardoso 2: Sábado, às 18h

São José, Jd. Buriti Sereno (3ª etapa): Sábado, às 18h

Sagrada Família, Jd. Buriti Sereno (3ª etapa): Domingo, às 18h

Nossa Senhora Aparecida, Jd. Buriti Sereno (4ª etapa): Domingo, às 8h e Sábado, às 18h

Administrador Paroquial: Pe. Aurélio Vinhadele de Siqueira
Diácono permanente: Fernando Valadão

Expediente da Secretaria:
3ª feira a sábado a partir das 14h