Jesus de Nazaré

Goiânia, 1º de Setembro de 2014, às 10h

Os movimentos e associações de fiéis são sinais da Providência de Deus para a Igreja de hoje. (CNBB/Doc. 100)

A história da Paróquia Jesus de Nazaré está ligada ao nascimento do Setor Urias Magalhães, em Goiânia, bairro que leva o mesmo nome do ex-fazendeiro que loteou aquelas terras na década de 1950. Um pequeno grupo se reunia para rezar nas casas semanalmente e foi nesse ambiente de fé e esperança que se deu o nome de Jesus de Nazaré à comunidade nascente.

O bairro começava a ganhar forma à medida que a população aumentava e por volta de 1960 a primeira capela foi construída. A comunidade passou a pertencer à Paróquia São Pio X, do Setor Fama, com o apoio do padre Luís González Quevedo Campo, então vigário paroquial. Foi ele também quem ajudou a elevar a comunidade à condição de paróquia.

A missa de inauguração da nova paróquia foi presidida pelo então arcebispo da Arquidiocese de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos, e concelebrada pelos padres Barnard Ajulius Van Kassel e Luís González Quevedo, em 15 de agosto de 1982. A cruz que simboliza a data marcante ainda se encontra cravada no largo da matriz. “Os fiéis que vieram participar da cerimônia não cabiam no salão que serviria de igreja paroquial”, registra o livro tombo da paróquia.

Os bairros Urias Magalhães, Vila Roriz, Vila Nossa Senhora Aparecida, Granja Cruzeiro do Sul, Morro do Além e Balneário Meia Ponte faziam parte do território da paróquia na época. Atualmente, apenas os dois últimos foram desmembrados. O novo templo foi concluído em 1993, deixando o salão no qual antes eram celebradas as missas apenas para os encontros.

Hoje a Paróquia Jesus de Nazaré continua a sua missão de evangelizar e, como as demais comunidades da Arquidiocese, tem seus aspectos positivos, desafios e conquistas. “A missão de evangelizar é o maior desafio da nossa paróquia; precisamos agir, ir ao encontro do outro, levar a Palavra de Deus”, comenta Geralda Guimarães, do Apostolado da Oração. “Evangelizar as crianças de hoje imersas na tecnologia é um desafio e uma necessidade para mudar a realidade de violência que bombardeia nossa sociedade”, completa Jéssika Ferreira, do ministério de Música. Diante desses desafios, segundo dona Geralda, os fiéis têm se doado e levado a Palavra de Deus aos irmãos. “Uma preciosidade da nossa paróquia é a visita constante aos doentes”.

Horário das Missas

Matriz

2ª, 3ª e 6ª-feira, às 6h
4ª e 5ª-feira, às 19h30