Santa Teresinha do Menino Jesus

Goiânia, 8 de Setembro de 20414, às 9h50

A missão que se impõe às comunidades paroquiais é rever o relacionamento humano que nelas se estabelece. (CNBB/Doc. 100)

Um pequeno grupo de pessoas insistia em se reunir para refletir a Palavra de Deus e fazer suas orações. Neusinha, Vanilda, Glaucilene e Olija estavam sempre presentes nos encontros que aconteciam nas casas. As pessoas tinham o apoio de religiosos e padres que, com frequência, visitavam o grupo que recebeu o nome de Santa Teresinha do Menino Jesus. Ele cresceu e se transformou em comunidade em 1982, encabeçada pelos padres Viana e Altino e a religiosa Irma.

A Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus está localizada no bairro Expansul, em Aparecida de Goiânia. Do grupo de fundadores, a ministra da Eucaristia, Olija de Souza Barbosa, 72 anos, continua na paróquia. Ela relata que o início não foi fácil, mas com fé e a união do grupo, a comunidade conseguiu levar adiante o projeto de Jesus Cristo. “Nós cravamos o cruzeiro e plantamos bambu para demarcar o terreno da Igreja; depois erguemos um rancho de palha que em 1987 foi destruído por um incêndio, mas em 2001 conseguimos levantar com tijolos a sede da comunidade”, relembra.

Em 15 de outubro de 2006, a paróquia foi criada pelo arcebispo Dom Washington Cruz, após ouvir o Conselho Presbiteral arquidiocesano, o vigário de Aparecida de Goiânia na época e o então administrador da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre Luigi Schiavo. Este último auxiliou o arcebispo na decisão de erigir a nova paróquia que conta com cinco comunidades.

Dois sacerdotes trabalham hoje na Paróquia Santa Teresinha: padre Luiz Augusto Ferreira da Silva, que é o vigário, e padre Cássio Augusto Antunes de Paiva, o pároco. Eles relatam que os desafios para a missão evangelizadora são muitos, principalmente aqueles enfrentados pelas famílias que são desestruturadas pelas drogas e pelo alcoolismo e vulneráveis pela falta de formação cristã e espiritual.

A missão da paróquia tem se desenvolvido por meio de pastorais e movimentos. “A comunidade tem reagido com muito ardor ao trabalho de evangelização realizado pela catequese, pelos grupos de jovens e de casais, pelo atendimento social com serviço médico e odontológico e assessoria jurídica, além de distribuição de alimentos às comunidades carentes”, comenta o padre Cássio Augusto. A padroeira é celebrada na paróquia de 23 de setembro a 1º de outubro.

Horário das Missas

Matriz: