Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos

Goiânia, 22 de Setembro de 2014, às 10h20

A comunidade se expressará na comunhão dos seus membros entre si, com as outras comunidades e com toda a diocese reunida em torno do seu bispo (CNBB/Doc. 100)

Em 1975, a Comunidade São Sebastião, do Setor Parque Oeste Industrial, em Goiânia, começava a se reunir. A construção da capela se deu nos anos de 1980 a 1982, no terreno doado pela família Aguiar. Dona Abadia, Lúcia, Almerinda, Geralda e Luar, Zilda e Osvaldo foram os primeiros membros da comunidade.

Nesse mesmo período, nascia a Comunidade São Francisco, da Vila Luciana e Celina Park. Em 1978, um pequeno grupo de pessoas, dona Cleusa, Vânia, Elisa e Tina, Marcelo e Gasparino se reuniam nas casas de família e, no ano seguinte, a comunidade construiu a capela no terreno doado pelo Sr. Jerônimo Abraão.

Um pouco mais tarde, no ano 2000, a Comunidade São Francisco, do Residencial Granville, nasceu. As celebrações são feitas até hoje no espaço celebrativo ecológico, embaixo das árvores; já que no residencial, não se pode construir capela. As primeiras missas foram celebradas pelos padres Garcia e Frei Fiorello e o grupo de fiéis era formado pelo Sr. José Alves, dona Elaine, João e Herene, Vanusa e Paulo, Pedrão e Darci e Noêmia.

Essas três comunidades formam a Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, fundada em 27 de maio de 2007, pelo arcebispo Dom Washington Cruz. Foi desmembrada da Paróquia São Vicente Pallotti, do Conjunto Monte Carlo. A nova paróquia teve sua sede provisória na capela São Sebastião e, em 8 de agosto de 2010, aconteceu a missa de lançamento da pedra fundamental da construção da igreja matriz, no Residencial Eldorado. A padroeira Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos foi escolhida pelo padre Francisco Prim, juntamente com as comunidades.

Nesse pequeno período de existência, a paróquia tem muito a agradecer a Deus. Segundo o administrador paroquial, padre Sidney Alves de Souza, as pessoas são empenhadas no trabalho comunitário, têm o espírito de doação e compromisso. Mas os desafios estão presentes, de modo especial porque os paroquianos são distintos socialmente. “É uma região de especulação imobiliária, muitos moram no condomínio fechado (Granville), outros nos bairros: Vila Luciana, Celina Parque e Parque Oeste Industrial, por isso, o nosso desafio na missão de evangelizar é integrar todas as pessoas na vida comunitária”, sublinha.

A Paróquia também sonha construir uma nova igreja matriz, já que a atual foi feita, segundo o padre Sidney Alves, de forma “improvisada” e não comporta, de forma adequada, os fiéis. No momento está sendo feita a captação de recursos e o projeto está em fase de elaboração. “Há um anseio muito grande dos paroquianos em ver terminada a nova igreja matriz, e todos os nossos esforços estão voltados para isso atualmente”, comenta. Mas integrar a comunidade é de fato a vocação da paróquia.

“Nos preocupamos bastante com a boa acolhida aos fiéis, por isso, zelamos bastante pela Pastoral da Acolhida; fazemos também uma vez por mês a missa com todas as comunidades na matriz, não havendo missas nas outras capelas neste dia. Isso ajuda a criar um espírito de unidade paroquial, dando oportunidade para uma melhor integração”.
O projeto social “Caridade” também se destaca com o auxílio às pessoas carentes. O grupo de casais, denominado Ágape, atende mensalmente várias famílias através de ajuda financeira e alimentos doados nas comunidades.

Horário das Missas

Matriz
Domingo, às 8h30 e 19h

Comunidades