Santo Antônio das Grimpas

Goiânia, 29 de Setembro de 2014, às 10h20

Ao afirmar-se que são “pequenas” comunidades, indica-se que são formadas por um pequeno grupo de pessoas, no qual todos se conhecem, partilham a vida e cuidam-se uns dos outros, como discípulos missionários de Cristo (CNBB/Doc. 100)

Em 1892, a família de Joaquim Pereira Cardoso se estabeleceu nas terras da Fazenda Grimpas. Joaquim morreu anos depois e seu filho, de mesmo nome, doou as terras para que fosse formado o Arraial de Santo Antônio das Grimpas. Assim nasceu Hidrolândia (GO). Como Joaquim Pereira Cardoso, o pai, era devoto de Santo Antônio, a história e o povo trataram de elevá-lo a padroeiro do lugar. O município de Hidrolândia seria criado em 5 de novembro de 1948.

Também contribuíram para a fundação de Hidrolândia, Manoel Avelino de Castro e o major Pimenta, entre outros. Eles também foram os responsáveis pela doação das terras necessárias ao projeto. Com a fundação do pequeno povoado, a população cresceu e surgiu a necessidade de construir uma capela, já que as missas e celebrações eram realizadas em praça pública, embaixo de coberturas de folhas de coqueiros.

O primeiro pároco foi o padre diocesano José Quintiliano Leopoldo e Silva que chegou ali em 1950. Ele foi o responsável pela construção do primeiro templo, o mesmo dos dias de hoje. A Paróquia de Santo Antônio das Grimpas foi fundada no dia 13 de junho de 1953, quando só existia a Arquidiocese de Goiás no estado, e o arcebispo era Dom Emmanuel Gomes de Oliveira. Padre Quintiliano ficou na paróquia até o fim daquele ano.

Em 20 de janeiro de 1957, a Paróquia de Santo Antônio das Grimpas foi assumida pela Congregação dos Frades Capuchinhos. Primeiro veio frei Demetrio e em seguida frei Balduíno Busquete, Leônidas Salvador, Adriano Luiz Picolli e Agredo Salton. Atualmente o pároco é o frei José Ferreira Pinto, e vigários paroquiais frei Onil José Lorenzetti e frei Victório Luiz Grison. Trabalham ainda na paróquia os freis João Rodrigues Filho e Reinaldo dos Santos Pereira. A paróquia também conta com os trabalhos das Irmãs Maria das Mercês, Cida e Rosa; elas são Franciscanas de Maria Imaculada.

A maioria das comunidades da paróquia está na zona rural. Ao todo são 17, sendo que apenas três estão na zona urbana: Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Abadia. As pastorais e movimentos presentes são: Ordem Franciscana Secular, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Catequese, Apostolado da Oração, Renovação Carismática Católica (RCC), Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral do Batismo, Pastoral da Música e Ministros Extraordinários da Eucaristia.

Sempre atenta à vida da Arquidiocese de Goiânia, a paróquia tem participado das formações realizadas no Centro de Pastoral Dom Fernando (CPDF). “Os encontros com a Palavra e o Ícone são propostas interessantes que a nossa paróquia abraça; acreditamos nos encontros porque têm a proposta de reunir pequenas comunidades ao redor da Palavra de Deus; de posse dos materiais adequados, estamos seguindo em frente com os nossos trabalhos”, disse frei José Ferreira.

Frei José Ferreira

Horários das Missas

Matriz:

Domingo, às 8h e 19h

Terça-feira, às 19h

Comunidades:
São Francisco (Morro Feio) – 3º sábado do mês, às 16h
São José (Bonito do Meio) – 3º sábado, às 20h
São Pedro (Bonito de Cima) – 4º domingo, às 16h
São João Batista (Savana) – 3ª sexta-feira, às 19h
São Germano (Povoado) – 2ª sexta-feira, às 19h
Santa Maria (Povoado) – 1º sábado, às 19h
Santa Rita (Triângulo) – reza do terço, às 19h
São Pedro (Povoado de Oloana) – 2º e 4º sábados, às 19h
Santa Inês (Garavelo I) – 3º domingo, às 9h
São José (Garavelo – 2º e 4º domingos, às 9h
Santa Clara (Encontro das Águas) – 2ª quarta-feira, às 19h30
Nossa Senhora da Guia (Cachoeirinha) – 2º sábado, às 17h
Nossa Senhora das Graças (Lajeado) – Círculo bíblico e reza do terço – 4ª-feira, às 17h
Grupo Bom Pastor Nossa Senhora de Fátima (Povoado) Reza do terço – último sábado do mês, às 19h

Pároco: Frei José Ferreira Pinto

Vigários paroquiais: Frei Onil José Lorenzetti e frei Victorio Luiz Grison

Mestre dos noviços: Frei João Rodrigues Filho

Animador vocacional: Frei Reinaldo.

Endereço: Praça da Matriz, s/n - St. Central - C.P. 1 - Hidrlândia/GO

E-mail: psantonio53@gmail.com ...