Paróquia Cristo Rei

Goiânia, 6 de Outubro de 2014, às 9h10

A grande comunidade, praticamente impossibilitada de manter os vínculos humanos e sociais entre todos, pode ser setorizada em grupos menores (CNBB/Doc. 100)

Por volta de 1980, o Setor Garavelo, de Aparecida de Goiânia, começava a crescer significativamente. Na época, o primeiro arcebispo da Arquidiocese de Goiânia, Dom Fernando Gomes, acolhia uma nova frente missionária conduzida pelos padres Missionários Oblatos de Maria Imaculada (OMI). O desenvolvimento da região sempre foi o norte da futura paróquia.

Anos depois, o segundo arcebispo, Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, hoje emérito, optava pela criação das chamadas “redes de comunidades” que consistia em aproximar a Igreja das pessoas com visitas e celebrações nas casas dos fiéis. Assim foi o início da formação das primeiras comunidades da Paróquia Cristo Rei. “O Apostolado da Oração ainda mantém a tradição de rezar o terço nas casas do bairro”, comenta o administrador paroquial, padre Aurélio Vinhadele de Siqueira.

Até então a paróquia não tinha um local apropriado para as celebrações e crescia o apelo da comunidade para que fosse destinado um espaço para tal. Os padres Yves, Miguel e Thonny, com alguns fiéis propuseram à administração municipal a construção do primeiro templo e o decreto foi assinado pelo então prefeito de Aparecida de Goiânia, Norberto José Teixeira, no dia 22 de setembro de 1986. Também foi construído, onde é a igreja matriz, o Centro Comunitário São João Batista.

A primeira missa no templo foi celebrada em 1990. Na mesma época, era criada a Pastoral do Dízimo e começavam os encontros de catequese, que tinham como colaboradoras as Irmãs Dominicanas. Até este momento, a comunidade não tinha nome e por meio de uma votação dos fiéis o padroeiro Cristo Rei foi escolhido.

Nasce uma nova paróquia

Em 1995, a Comunidade Cristo Rei era uma das maiores da região, com lideranças constituídas e várias pastorais e movimentos em atuação. Contava com quase 70 comunidades e os missionários Oblatos recorreram a Dom Antonio Ribeiro de Oliveira, arcebispo da época, solicitando o desmembramento de algumas comunidades e, consequentemente, a criação de outras paróquias. Esse pedido foi atendido no dia 7 de dezembro de 2012, com a criação da Paróquia Cristo Rei, composta de seis comunidades, conforme decreto assinado pelo arcebispo Dom Washington Cruz .

Membro da paróquia há mais de 20 anos, o Sr. Luiz Alberto comenta que a presença do padre Aurélio é uma das conquistas importantes das comunidades da região. “É um padre jovem, que está apenas começando, mas que vem respondendo às necessidades pastorais com muito trabalho e determinação. Gostaríamos que ele tivesse mais tempo para se dedicar ainda mais às comunidades”. A falta de mais sacerdotes é, portanto, uma das dificuldades da paróquia, já que o padre Aurélio, além de administrador da paróquia Cristo Rei, exerce a mesma função na vizinha Paróquia Nossa Senhora da Penha.

Sr. Luiz Alberto

A região também enfrenta problemas sociais como o crescente número de homicídios e roubos. “Devemos melhorar, também, nossa organização em ajudar de maneira mais precisa às famílias carentes; as pessoas também necessitam do pão da Palavra”, resume o padre Aurélio. Entre outros trabalhos, a paróquia conta com o Encontro de Casais com Cristo que realiza dois encontros anuais e acolhe cerca de 100 casais. As celebrações eucarísticas acontecem na igreja matriz diariamente, às 6h, com a presença dos acólitos e ministros extraordinários da eucaristia. E as festas juninas também se destacam na região.

Horários das Missas:

Matriz:

Domingo, às 20h, e de 2ª a 6ª-feira, às 6h

Comunidades:

São Venceslau (Bairro Cardoso I) - Domingo às 9h30

Imaculada Conceição (St. Garavelo A) - Domingo, às 8h; 3ª feira, às 20h; Sábado, às 20h

São Geraldo (Jd. Hevécia) - Domingo, às 9h30

Nossa Senhora Aparecida (Jd. Tropical) - Domingo, às 18h

Perseverança dos casais (ECC) - 5ª-feira, às 20h

Administrador paroquial: Pe. Aurélio Vinhadele de Siqueira

Secretaria:

3ª a 6ª feira, das 8h às 12h e 14h às 19h; Sábado, das 14h às 18h