Paróquia Nossa Senhora da Assunção

Goiânia, 28 de Outubro de 2014, às 15h30

Leigos e leigas devem crescer na consciência de vocacionados a “ser Igreja” e precisam dispor de espaço para atuarem na comunidade, assumindo sua participação na construção de comunidade de comunidades (CNBB/Doc. 100)

A história da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, do Conjunto Itatiaia, é recente. Em 1980, o padre italiano Sérgio Foglia idealizou a Igreja naquela localidade, que começou logo depois da fundação do bairro em 1978. Na época, as celebrações aconteciam em casas e no Centro Social Urbano; os encontros de catequese se davam no Colégio Estadual Waldemar Mundim.

O padre Foglia levantou recursos em sua terra natal para erguer o templo da igreja matriz, que, com a ajuda dos fiéis organizados em mutirão, foi fundada no dia 15 de agosto de 1988 e consagrada a Nossa Senhora da Assunção, com as bênçãos do então arcebispo Dom Antonio Ribeiro de Oliveira. Hoje, a paróquia conta com nove comunidades.

“A paróquia sempre teve uma catequese forte e um movimento jovem efervescente que acabaram por favorecer as vocações, como a de Dom Waldemar Passini Dalbello, hoje bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia”, conta o atual pároco, padre Marcos Rogério de Oliveira.

Em 1991, o padre Sérgio Foglia deixou a paróquia que foi assumida pelo padre Luiz Alberto. Durante seu trabalho, foram criadas as equipes do Dízimo e da Liturgia. Na época, o Coral Madrigal era um destaque, sempre convidado a participar das celebrações arquidiocesanas.

Vindo de Minaçu (GO), padre Pedro Martinez, da Congregação São Pedro Ad Víncula, assumiu a paróquia em 1994. Durante os mais de 14 anos em que permaneceu na paróquia, ele fortaleceu as pastorais e movimentos e ampliou a área física da igreja. Pertencente à mesma congregação, o padre Marcos Rogério está à frente da paróquia desde 2008 e, junto com o Conselho Paroquial, tem promovido a renovação das comunidades, organizado a parte litúrgica e se dedicado à acolhida dos fiéis. Ele é auxiliado pelos padres Cidimar Antônio Rodrigues e José Francisco Fernández Coquejo, também da São Pedro Ad Víncula.

Desafios e perspectivas

Manter as pessoas engajadas na Igreja tem sido um dos desafios da paróquia, segundo o padre Marcos Rogério. “As pessoas estão imersas nos afazeres diários, o que as leva a uma participação menos ativa”, comenta. Ele também considera o crescimento do bairro como outro desafio. “Muitas famílias vêm do interior do estado e de outras regiões e precisamos nos desdobrar para alcançar todos”. A proximidade da paróquia ao câmpus da Universidade Federal de Goiás também causa complexidades: “somos desafiados cada dia a ser sinal da graça de Deus na vida daqueles que aqui residem e na vida da juventude”, emenda.

A participação ativa das comunidades é um ponto positivo a ser destacado. “A alegria de ser Igreja é visível no rosto e na vida de cada pessoa que aqui participa ou desempenha algum ministério; não podemos deixar de destacar os inúmeros eventos espirituais que realizamos como o ‘Adorai’ e, no campo social, o ‘Natal da Esperança’ que atende mais de 300 famílias carentes”, conclui padre Marcos.

Padre Marcos Rogério

Horários das Missas:

Matriz:

3ª a 6ª-feira, às 19h30
Domingo, às 8h e às 19h30

Comunidades:

Nossa Senhora Aparecida (Jd. São Judas Tadeu): Domingo, às 8h e 18h; 4ª feira, às 19h30

Nossa Senhora da Piedade (Residencial Morada do Bosque): Domingo, às 8h e 18h30; 3ª feira, às 19h30

Nossa Senhora Aparecida (Chácara Califórnia): Domingo, às 10h

Nossa Senhora de Lourdes (Esc. Municipal Residencial Orlando de Morais): Domingo, às 10h

Santa Luzia (Setor Nova Morada): 2ª feira, às 19h30

Santa Teresinha (Chácara Bom Retiro, Km 8): Sábado, às 19h30