Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Goiânia, 4 de Novembro de 2014, às 10h

A paróquia precisa ter abertura para incentivar a presença e a atuação dos jovens cristãos. É importante considerar que a juventude mora no coração da Igreja (CNBB/Doc. 100)

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Aparecida de Goiânia, originou-se da Comunidade Menino Jesus de Praga que, de 1981 a 1984, pertencia à Paróquia Santa Cruz, localizada no Conjunto Cruzeiro do Sul. A partir do segundo semestre de 1994, a comunidade passou a pertencer à Paróquia Cristo Ressuscitado.

Após a chegada das Irmãs Maria Augusta Cortizo Vidal e Emília Martí Aliaga, em 1988, a comunidade começou a ser acompanhada pelas religiosas e a amadurecer como futura grande paróquia. As reuniões ocorriam nas casas dos fiéis, mas logo os membros começaram a sentir a necessidade de estruturar um lugar próprio para catequese, celebrações e encontros.

Em 1989, iniciaram-se as tentativas para oficializar a doação do terreno feita por Dr. Luiz Kubitschek, primo do presidente Juscelino Kubitschek, que era dono de uma fazenda onde se originou o bairro Hilda em Aparecida de Goiânia. A escritura só foi reconhecida pela Câmara Municipal em 3 de junho de 2003 e lavrada em 20 de abril de 2004.

Anteriormente à estruturação da paróquia, em 1990, por meio de mutirões, doações e esforço da comunidade, foi iniciada a construção do Centro Comunitário. A obra, findada em 1991, serviu por muito tempo como único lugar para todos os eventos da ainda comunidade Menino Jesus de Praga.

Em 15 de maio de 2011, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário foi erigida, abrangendo em seu território nove bairros de Aparecida de Goiânia e integrada por cinco comunidades. O primeiro pároco foi o monsenhor Ademário Benevides de Souza. Logo após, padre Rafael Oliveira da Silva foi administrador paroquial e, por último, o frei Airton Souza Guedes exerce a função há quase 2 anos.

Frei Airton Souza Guedes

De acordo com frei Airton, o maior desafio vivido pela paróquia é o atendimento às famílias. “Hoje é muito difícil criar uma Pastoral Familiar que corresponda à missão da Igreja de evangelizar, de anunciar a Palavra de Deus, conhecer as dores e alegrias de cada família até pela grande demanda e necessidade das mesmas. Mas é estritamente necessária a atenção a esse setor, pois a família é a primeira Igreja em que são ensinados os valores da fé cristã e pessoais.”.

Além das famílias, a juventude também é um desafio para a paróquia. “É notória a vontade dos jovens em participar nas nossas comunidades, de conhecer mais Jesus; mas, infelizmente, não atingimos nem 5% da juventude que está por aí vivendo as coisas do mundo.”

O principal projeto estabelecido na paróquia durante todo o ano de 2014 foi a formação das lideranças. Em retiros de preparação, acólitos, ministros extraordinários da comunhão eucarística e leigos que estão à frente de iniciativas, puderam trocar experiências e receber de outros líderes o encorajamento e informação para continuar movimentando suas pastorais.

Horários das Missas

Matriz

3ª a 5ª-feira, às 6h30

6ª-feira às 6h30 e às 19h30