Paróquia São Vicente Pallotti

Goiânia, 10 de Novembro de 2014, às 8h45

O desafio da renovação paroquial está em estimular a organização das diversas pessoas e comunidades, para que promovam uma intensa vida de discípulos missionários de Jesus Cristo (CNBB/ Doc. 100)

A história da Paróquia São Vicente Pallotti, do Residencial Monte Carlo, em Goiânia, teve início por volta de 1990, com a chegada das Irmãs Pallottinas àquela localidade. A comunidade era ligada à Paróquia Santa Luzia, do setor Novo Horizonte, mas após o desenvolvimento da região e crescimento dos bairros, em 27 de maio de 2007, a Paróquia São Vicente Pallotti foi estabelecida e nomeada em homenagem às suas consideradas fundadoras.

Anteriormente à chegada das religiosas, eram os leigos quem promoviam os encontros para oração e celebração da Palavra. A entrada das religiosas na vida da população local ocasionou a organização dos fiéis e o despertar da identidade de cada grupo. De acordo com o atual administrador paroquial, padre Diomar Aparecido de Bastos Xavier, “a presença das irmãs foi fundamental para a criação e estruturação da vida da comunidade, já que trouxeram a visão da Igreja para os leigos”.

Padre Diomar salienta que, em sete meses dirigindo a paróquia, seu principal foco de trabalho tem sido a busca da identidade da matriz. “Com a minha vinda nós reestruturamos a vida da paróquia em relação ao atendimento e, aos poucos, estamos formando a identidade da matriz. Até então tudo era voltado para as comunidades, a matriz possuía nome, mas sem horários fixos de missa, por exemplo. Atualmente, centralizamos um pouco para dar evidência ao centro de organização das nossas oito comunidades”, explica.

O administrador paroquial ressalta a importância do encontro dos fiéis para meditação da Palavra de Deus e oração no seio familiar. “Essa iniciativa da comunidade de comunidades é muito interessante, já que promove a meditação da palavra na intimidade da sociedade, resultando em um maior engajamento e interesse da mesma na compreensão da Igreja, da escritura e na vida paroquial”.

Padre Diomar Aparecido de Bastos Xavier

A Paróquia São Vicente Pallotti tem promovido formações e aprofundamento para suas lideranças, como forma de abastecimento e motivação na caminhada. Outro movimento forte dentro da comunidade, citado pelo pároco, é a Pastoral do Idoso. “Essa pastoral surgiu com o intuito de levar uma palavra amiga. Os idosos se encontram abandonados pela família, pela sociedade e porque não falar também pela Igreja? Portanto, basta estar disposto a fazer visitas, uma oração, rezar o terço e, principalmente, emprestar o ouvido àqueles que mais precisam.”.

Oito comunidades integram a paróquia que passa por mudanças na sua estrutura física para ampliação do templo, centro de formação e secretaria. O administrador paroquial finaliza afirmando que, com diálogo, a comunidade tem conseguido crescer e amadurecer na comunhão com Cristo e na vivência do Evangelho.

Administrador paroquial: Padre Diomar Aparecido de Bastos Xavier
Diácono: Nériton Pimenta Rocha