Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança

Goiânia, 1º de Dezembro de 2014, às 14h45

As comunidades da paróquia precisarão acolher a todos, em especial os moralmente perdidos e os socialmente excluídos, “para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10, 10)

No ano de 1979, a partir da iniciativa de moradoras do Setor Jardim Atlântico de Goiânia, iniciou-se a história da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança. Naquela época, semanalmente, eram realizadas missas nas residências das famílias católicas da região.

A semente plantada começou a se desenvolver em 1980 quando, durante uma missa campal, a comunidade católica do Jardim Atlântico recebeu a imagem da padroeira Nossa Senhora da Boa Esperança e a instalou em uma capela improvisada. Logo, as atividades comuns de uma comunidade se iniciaram, com as missas aos domingos, celebrações da Palavra, batismos, catequese e festa da padroeira.

Em 29 de abril de 2007, a comunidade elevou-se a paróquia. Após oito anos desse acontecimento, a igreja passou por ampliações estruturais. Atualmente a matriz comporta 400 pessoas para as celebrações e eventos. O centro catequético também foi construído para abrigar diariamente encontros, formações e atividades diversas.

Comunidades

A paróquia conta com cinco comunidades: Nossa Senhora da Boa Esperança (sede), Santa Rosa de Lima, Santa Cruz, Nossa Senhora de Fátima e Anjo Gabriel. Nelas estão organizadas várias pastorais e movimentos: Apostolado da Oração, batismo, catequese, dízimo, grupo de jovens, Legião de Maria, liturgia, Ministério da Eucaristia, Nova Aliança, Rosário Perpétuo, Vicentinos, Terço dos Homens e também são desenvolvidas ações voltadas aos que passam necessidade.

O atual administrador paroquial, padre José Luiz de Mello, foi ordenado diácono permanente em 1969. Casado e de família católica, por 37 anos o jovem serviu as paróquias Sagrado Coração de Jesus e São Pedro, em Goiânia, e a Paróquia Imaculada Conceição, em Ceres. Em 2006, com o falecimento de sua esposa, após quase 50 anos de casado, sete filhos e 14 netos, José Luiz voltou aos estudos eclesiásticos, se entregando completamente à missão pastoral e ordenando-se sacerdote.

Hoje, padre José Luiz diz que a missão a ele confiada é desafiadora, principalmente por conta da área de expansão em que a paróquia está localizada. “A região de especulação imobiliária, sempre traz novos fiéis e a paróquia ainda não tem infraestrutura para acolher todos nas celebrações, catequeses e formações”, relata o sacerdote. A união dos paroquianos, no entanto, segundo o padre, faz a diferença. “Graças a Deus atualmente a paróquia e as comunidades são unidas e trabalham juntas pelo desenvolvimento uma das outras”.

Festa da Padroeira

O dia comemorativo de Nossa Senhora da Boa Esperança é 15 de agosto. Com a participação de todos os movimentos e pastorais, prepara-se o Tríduo em honra à padroeira e também uma festa para receber toda comunidade para rezar, partilhar e confraternizar.

Missas na matriz

Domingo, às 9h e às 19h