Paróquia Auxílio dos Cristãos

Goiânia, 9 de Dezembro de 2014, às 10h30

Os jovens apreciam participar de campanhas de solidariedade, voluntariado e atividades da comunidade. Tem seu jeito próprio de ser e se expressar e, por isso mesmo, são a riqueza de uma comunidade (CNBB/ Doc. 100)

A Paróquia Auxílio dos Cristãos, do Setor Sudoeste, em Goiânia, originou-se na década de 1970 da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Nessa época, o padre José de Castro, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Setor Campinas, foi enviado para organizar e acompanhar a construção da primeira capela local. Ainda sem muitos recursos financeiros, integrantes da comunidade construíram uma capela de palha, onde se encontravam para oração do terço e celebração da palavra. Também eram promovidas festas e bingos no intuito de adquirir cada vez mais recursos para promover melhorias estruturais.

Logo, as irmãs da Paróquia Nossa Senhora Aparecida chegaram à comunidade e iniciaram a construção de um centro comunitário. O espaço era usado para formação dos fiéis.

Com o crescimento significativo da comunidade e atendendo às necessidades pastorais, a Arquidiocese de Goiânia criou, em 7 de março de 1981, a Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos. O nome da paróquia foi escolhido pela própria comunidade.

O primeiro pároco, Hiron Albernaz, foi enviado para a paróquia ainda seminarista. padre Hiron esteve ali por dois anos. De 1983 a 1987, foram os seminaristas que ficaram responsáveis pelas atividades paroquiais.

Em 1987, o padre César Luís Garcia assumiu a paróquia e, juntamente com comunidade, decidiu construir uma nova matriz. O templo edificado nessa época é o que existe atualmente.

Padre César esteve na paróquia até 2004, sendo substituído por padre Omar Dante Santuário. De 2004 a 2006, vários padres passaram pelo local em períodos curtos de gestão. Em 2006, padre Rodrigo de Castro Ferreira assumiu os trabalhos e permaneceu como pároco por cinco anos, até janeiro de 2011. Em agosto de 2012, o padre Antônio Donizete Guimarães, foi enviado ao local e permanece como administrador paroquial até os dias atuais.

Padre Antônio Donizete Guimarães

Conquistas

De acordo o padre Donizete, a juventude ainda é o maior desafio na evangelização: “Nesses dois anos e dois meses à frente da paróquia, meu maior desafio são os jovens. Temos pouca participação deles nas celebrações, nosso grupo de jovens está caminhando, mas ainda precisa crescer em quantidade de membros e formação”.

Outro ponto importante citado pelo pároco é o chamado para evangelização missionária. “O documento 100 da CNBB tem nos cobrado uma conversão pastoral. Sair do tradicional conservador para uma pastoral missionária. As pessoas participam das missas e dos sacramentos, mas sentem grande dificuldade de retirar-se para levar a Palavra de Deus aos que têm sede e precisam”.

A união das pastorais trabalhando por um mesmo objetivo é uma conquista significativa ocorrida na Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos. Padre Antônio Donizete comenta: “Investimos na formação da liderança e na unificação das pastorais. Sem individualidade, mas como uma família paroquial, crescendo juntos.”.

Missas na Matriz
Domingo, às 8h, 10h15, 17h e 19h30