Paróquia Santa Luzia, de Aparecida de Goiânia

Goiânia, 9 de Dezembro de 2014, às 11h

Para que as comunidades possam ser bem servidas e crescer na fé, é necessário estimular a participação dos leigos nos diferentes ministérios e serviços (CNBB/doc. 100)

A Paróquia Santa Luzia, de Aparecida de Goiânia, nasceu pela iniciativa das primeiras famílias a habitar a região. Distantes da Paróquia Cristo Redentor, da Vila Redenção, então paróquia responsável pelo bairro, e sem condições de locomoção para as missas semanais, os moradores decidiriam se reunir para rezar o terço. As reuniões eram realizadas sob as velhas mangueiras que os abrigavam do sol, pode-se dizer que essas árvores foram as primeiras "capelas" do então bairro de chácaras, Santa Luzia.

A partir dessa devoção ao santo terço, que se popularizou entre os moradores, as reuniões foram aumentando e teve início então a Comunidade Santa Luzia, que pertencia à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, do Parque das Laranjeiras. Tendo em vista a necessidades daqueles fiéis, em 1996 o então arcebispo, Dom Antonio Ribeiro, dividiu a Paróquia de Guadalupe e suas comunidades e, assim, criou por decreto, no mesmo ano, a Paróquia Santa Luzia, tornando-a responsável por outras sete comunidades na redondeza.

Segundo o administrador paroquial, padre João Batista, o maior desafio da paróquia hoje é com relação à violência, que "afeta as famílias e destrói a juventude". Atualmente a comunidade conta com a participação engajada dos fiéis leigos e com a presença do Instituto Coração de Jesus, em que o carisma das irmãs é, justamente, atender a crianças e adolescentes. Destaca-se o trabalho pastoral realizado pelo programa “Missão Jovem”, que é veiculado todos os sábados, das 10h ao meio-dia, pela rádio comunitária Primavera FM. Uma das integrantes do programa, Samara Socorro, diz que esse é “um projeto de evangelização dentro de um projeto maior, em que se discute temas sobre o Evangelho relacionando-o a nossa realidade e interagindo com os fiéis".

De acordo com o documento nº 100 da CNBB, “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”, para crescer na fé é preciso que a participação dos leigos seja estimulada nos diferentes ministérios e serviços. “Destaque especial deve ser dado ao Ministério da Palavra, por meio do qual os homens e mulheres tornam-se autênticos animadores de comunidades”. Nessa linha, a Paróquia Santa Luzia segue a proposta da Arquidiocese de Goiânia, durante o Ano Mariano Missionário, em que pequenos grupos se formam para a escuta e partilha da Palavra, possibilitando às pessoas a alegria do encontro e do seguimento do Senhor em pequenas comunidades.

Missas na Matriz
Domingo, às 7h30, 10h15 e 19h30
4ª-feira, às 19h30

2ª-feira, das 13h às 17h