Comunidade Menino Jesus

Goiânia, 27 de Janeiro de 2015, ás 11h.

A descentralização da paróquia e a consequente valorização das pequenas comunidades deveria ser a grande missão da Igreja que busca desenvolver a cultura da proximidade e do encontro (CNBB/doc. 100)

A Comunidade Menino Jesus, do bairro da Vitória, em Goiânia, é uma das sete comunidades que fazem parte da Paróquia Nossa Senhora da Libertação. A comunidade foi fundada em março de 1994, logo após o surgimento do bairro, em agosto de 1993. A iniciativa foi dos padres italianos José Cristiano, Luciano e Luiz Schiavo, juntamente com leigos advindos de vários cantos da cidade que chegavam para habitar o recém-criado bairro.

Logo depois, eles receberam a ajuda de missionários italianos e das irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, que ainda atuam na comunidade. As primeiras missas foram celebradas nas casas dos fiéis. Após esse período inicial, passaram a ser ministradas em um colégio e só depois no terreno onde atualmente existe a igreja.

De acordo com o atual administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Libertação que atende a comunidade Menino Jesus, padre Rodrigo de Castro, o principal desafio ali é alcançar aqueles que se encontram distantes da vida em comunidade e que estão próximos às diversas realidades de violência, drogas e tantas outras situações opressoras. “Nosso papel é principalmente o apoio às famílias na maioria enlutadas, pois existe um extermínio!”.

As famílias da comunidade participam ativamente dos mutirões de construção, das celebrações, festas, confraternizações e ações caritativas propostas. Projetos como o da Pastoral da Criança e o Grupo de Gestantes são fundamentais no acompanhamento da vida das crianças locais para melhorar a qualidade de vida da população. Santas Missões Populares, encenação da Paixão de Cristo e celebração da Semana Santa, Folia de Reis, semana bíblica nas casas, são alguns dos eventos marcantes da comunidade.

Além de todas essas ações, padre Rodrigo cita também o trabalho da Associação Beija flor, um projeto social do bairro da Vitória.

“Um belo trabalho é desenvolvido pela Associação Beija-flor. Atende diariamente 260 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos; os funcionários, a maioria, são pessoas da comunidade e outros de comunidades da paróquia. O objetivo do projeto é o complemento escolar”, destaca o sacerdote.

Os leigos da comunidade não perderam o hábito de se reunir nas casas para reflexão e partilha da Palavra de Deus, com o principal objetivo de evangelizar aqueles que se distanciaram ou que ainda não conhecem o amor de Deus.

Missa dominical :18h
Adoração ao Santíssimo:3ª-feira, às 19h30
Catequese – Crisma : 6ª-feira, às 19h30
Catequese – Primeira Eucaristia : sábado
Batismo : 1° domingo de mês ímpar
Pároco: Pe. Rodrigo de Castro Ferreira
Tel.: 3595-4558
Site: www.nslibertacao.com.br
E-mail: paroquiasradalibertacao@gmail.com
Endereço: Rua A 4, Qd. 28, Lt. Área
APM 13 – Bairro da Vitória, 74447-006 – Goiânia-GO.