Dom Levi Bonatto

Lema: "Non mea sed tua volutas" (Lc 22,42)
"Não seja feita a minha vontade, mas a tua"

Data de Nascimento: 5 de dezembro de 1957, São José dos Pinhais - PR

Data de ordenação: 15 de setembro de 1995

Nomeação episcopal: 8 de outubro de 2014

Ordenação episcopal: 14 de dezembro de 2014

Filho de Adelaide Miqueletto e de Pedro Bonatto, Levi Bonatto nasceu em São José dos Pinhais- Pr. no dia 06 de Dezembro de 1957. Foi o segundo de seis irmãos.

Em sua cidade natal cursou o Ensino Médio no Ginásio Estadual Costa Viana e o Curso Técnico de Contabilidade na Escola de Comércio Dr. Roque Vernalha, em seguida ingressou no Curso de Economia da Universidade Federal do Paraná. Neste período atuou como dirigente estudantil no Diretório Acadêmico Visconde de Mauá. Após concluir os seus estudos trabalhou em diversas empresas de Curitiba como economista na área de finanças.

Em 1980, buscando viver a santidade na vida ordinária, incorporou-se ao Opus Dei, instituição da Igreja Católica fundada em 1928 por São Josemaria Escrivá de Balaguer e nestes primeiros anos de vocação recebeu a formação da Prelazia e desenvolveu um trabalho de evangelização, principalmente, entre os seus colegas de trabalho, nesta época também realizou algumas viagens para a cidade de Londrina, para ajudar a implantar o Opus Dei nesta cidade do norte do Paraná.

No final de 1991 foi convidado pelo então Prelado do Opus Dei Bem aventurado Álvaro del Portillo, para concluir os seus estudos em Roma e também preparar-se para o sacerdócio.

Na Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma, graduou-se em Filosofia e Teologia e doutorou-se em Direito Canônico com a tese “As licenças canônicas no Código de Direito Canônico de 1983” sendo este trabalho publicado em 1996.
No dia 15 de setembro de 1995, na Basílica de Santo Eugênio em Roma, foi ordenado sacerdote junto com outros 53 (cinquenta e três) membros do Opus Dei pelo Bispo e Prelado do Opus Dei, Dom Javier Echevarria.

Após uma breve passagem por Madrid, retornou ao Brasil para iniciar o seu trabalho pastoral na Prelazia do Opus Dei. O seu destino foi São José dos Campos, cidade do interior de São Paulo onde foi capelão do Centro Universitário Esplanada e do Centro Cultural Alfa.

A partir de 2006 passou a residir, outra vez, em Curitiba, onde desempenhou as funções de capelão do Centro Cultural Universitário Marumbi, e coordenou a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz no Paraná e Santa Catarina.

Nestes anos foram inumeráveis os retiros espirituais que pregou para pessoas de todas as idades e condições. E também neste período desempenhou uma intensa direção espiritual ajudando com aconselhamentos a muitos jovens, adultos, seminaristas e sacerdotes. Também dedicou neste período um significativo tempo a administrar o Sacramento da Penitência.

Através de aconselhamentos e palestras, também desenvolveu nesta época um trabalho no âmbito da pastoral familiar.

No dia 08 de outubro de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo Titular de Accia e Auxiliar de Goiânia. Recebeu a Ordenação Episcopal pelas mãos do Arcebispo de Goiânia Dom Washington Cruz em São José dos Pinhais- Pr. no dia 14/12/2014 e foi apresentado à Arquidiocese de Goiânia no dia 06 de janeiro de 2015.

Desde esta data tem se dedicado aos diversos trabalhos pastorais, não tendo uma atuação especifica em função das várias necessidades da Arquidiocese. Ou seja é preciso chegar a todas as Paroquias e a todas as Comunidades, pois o povo de Deus assim o exige.

A expectativa com relação ao futuro é de muita esperança, pois o povo está sedento de Deus e isto é o que anima, todas as iniciativas pastorais são bem aceitas pelo povo que busca participar e ajudar, e esta é a razão que tem que mover um Bispo, fazer com que todos procurem, encontrem e amem a Cristo.