Nossa Senhora Auxiliadora - Catedral Metropolitana

Sábado: 18h

Pastorais

Catedral Metropolitana de Goiânia, nossa primeira paróquia

“A igreja dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora está em pleno centro da cidade, com sua torre erguida em direção ao céu, apontada para o alto.” Dom Washington Cruz

Primeira igreja da nova capital do estado, a Catedral Metropolitana teve sua pedra fundamental abençoada exatamente um ano e sete meses depois do lançamento da pedra fundamental de Goiânia. Seguindo um desejo da então primeira dama, a nova capital seria dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora, que mais tarde se tornou também padroeira da Arquidiocese. Em carta aos 75 anos da Catedral, o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, disse que “é uma homenagem à Mãe de Deus e Mãe da Igreja”.

No início a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora funcionava na Capela da Rua 19, quando Dom Emanuel Gomes de Oliveira decidiu que estava na hora de começar as obras da Matriz definitiva, hoje a Catedral Metropolitana. Dezenove anos depois do início da construção, a Catedral foi dedicada em 1966, pelo Cardeal Dom Sebastião Baggio. A partir de então, a paróquia constituiu-se Catedral da Arquidiocese de Goiânia.

O primeiro templo religioso da nova capital do Estado foi levantado nas proximidades do Palácio do Governo e em zona residencial. O objetivo era levar o cuidado pastoral aos moradores da recém-criada Goiânia. Como relatado em recortes da época, “a Igreja Católica se fez presente”.

Casa comum de toda a Arquidiocese

Hoje a Catedral Metropolitana está localizada no Centro de Goiânia, cidade que abriga cerca de um milhão e meio de pessoas e possui todos os desafios de qualquer metrópole, bem como desafios para a nova evangelização. A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, por ser Catedral, torna-se referência para toda a Arquidiocese. Assim, preocupa-se em ser modelo de evangelização e iniciação à vida cristã, como diz o responsável pela administração paroquial, padre Carlos Gomes Silva. “Como igreja mãe, é importante porque é a igreja do bispo, ao qual cabe a função de animar todos os trabalhos da Arquidiocese”.

No total, 20 pastorais e movimentos pertencem à paróquia, entre elas o Apostolado da Oração, Infância Missionária, Melhor Idade, Pastoral da Juventude, Catequese entre outras. Além de celebração da Santa Missa diariamente, conta ainda com atendimentos de confissão de terça a quinta-feira das 15h às 17h e adoração durante todo dia, na capela do Santíssimo.

Curiosidades

A imagem de Nossa Senhora Auxiliadora venerada na Catedral é a mesma que ficou conhecida como a “Imagem do Milagre”, no Bairro Bom Retiro em São Paulo, e esteve no altar da Santa Missa de inauguração de Goiânia, aonde chegou em 1942. Há ainda a Cátedra (cadeira) Episcopal que se tornou ainda mais especial em 15 de outubro de 1991, quando por algumas horas foi a Cátedra de São Pedro, sendo utilizada pelo então papa João Paulo II, que presidiu em Goiânia a Celebração da Palavra para cerca de 500 mil fiéis.