>
>
41° Encontrão de Oração da RCC

41° Encontrão de Oração da RCC

Encontro celebra 50 anos de missão no Brasil

A Renovação Carismática Católica viveu um tempo de graças no último final de semana. Os 50 anos de missão da Renovação Carismática Católica no Brasil foram celebrados no 41° Encontrão de Oração da RCC Arquidiocese de Goiânia, realizado nos dias 24 e 25 de agosto. Cerca de 6000 fiéis católicos se reuniram no Ginásio Goiânia Arena nos dois dias de evento. Na programação houve Adoração ao Santíssimo, pregação da Palavra, atendimento de confissões, Cenáculo Mariano e Santa Missa. Durante o Encontrão, as crianças de 05 a 10 anos de idade foram evangelizadas de forma lúdica: com brincadeiras, dinâmicas, teatrinho, música, dança e oração.

 

 “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5): esse foi o tema do 41º Encontrão de Oração. Todas as pregações da Palavra refletiram sobre o amor que vem de Deus. De acordo com Luciano de Carvalho, pregador da Diocese de Luziânia, o que identifica o carismático é ser alguém que se mergulha no amor de Deus. “Irmãos, deixem-se amar por Deus. Deixe o Espírito Santo te conduzir. Não é justo você servir a Deus e não se sentir amado por Ele".   Padre Elenivaldo celebrou a Santa Missa do sábado, 24 de agosto. Na homilia, ele encorajou a todos a transbordar amor. "Deus não quer amar sozinho", afirma.

 

Taciano Barbosa, Presidente do Conselho da RCC Goiânia, motivou a todos a serem novas criaturas em Cristo. “A salvação é pessoal e quem está em Cristo é uma nova criatura”, revela. Dom José Chaves, bispo emérito da Diocese de Uruaçu, presidiu a Santa Missa de encerramento do Encontrão. Na homilia, ele destacou que tudo o que sabemos da vida eterna conhecemos por meio de Jesus. Segundo Dom José “A existência da condenação eterna é crença geral da humanidade. Mesmo os incrédulos acreditam que há um lugar para castigo da maldade”.

 

Testemunhos

A cada edição, o Espírito Santo derrama graças àquelas pessoas que buscam a intimidade com Deus no Encontrão. Elaine Cassimiro participa há 20 anos e testemunhou a graça da conversão da família através do Encontrão. Segundo Elaine, “o padre falava na adoração: põe a sua família na presença de Deus”. Elaine conta que levou os irmãos para receberem atendimento de oração. Atualmente, eles vão juntos para o evento e participam de grupos de oração. Sandra Cristina Parreira também participa de grupo de oração e nesse ano, veio com a família. De acordo com Sandra, o Encontrão é descrito como fonte de graças. “Tem sido um momento para reabastecer as forças. Deus tem me ajudado a superar os obstáculos em minha vida e na minha família.”, afirma.

 

Para Alzenira Rosa, o Cenáculo foi um dos momentos marcantes do Encontrão. Em uma encenação, uma mulher vestida de Maria entregava rosas, abraçava e rezava pelas pessoas. “Uma amiga me deu a rosa e senti o desejo de ir abraçar Maria”, revelou. Os servos formaram um grande terço em volta daqueles que participavam, rezavam as Ave Marias e velas eram acendidas. Na contemplação dos mistérios, testemunhos eram contados sobre a intercessão de Nossa Senhora. Alzenira participa do Encontrão há quase 30 anos. “Sempre recebo muitas bênçãos, mas ano passado, o Taciano disse em pregação que era para nos doarmos e que Deus nos amava profundamente. Em um momento, uma mulher me abraçou e partilhou o que estava vivendo. Rezamos juntas e percebi que Deus estava nos curando, pois eu passava pela mesma situação.”, relatou.

 

Jubileu de Ouro da RCC Brasil

Desde Pentecostes, o Espírito Santo vem atuando continuamente na Igreja. O movimento conhecido como Renovação Carismática Católica surgiu em 1967 na Universidade de Duquesne, na Pensilvânia, Estados Unidos, em um retiro com um grupo de estudantes e professores universitários. Por meio desse retiro eles experimentaram os dons do Espírito Santo e buscaram ter intimidade com Deus. Essa “corrente de graças”, como é definida pelo Papa Francisco, chegou ao Brasil em agosto de 1969, na Casa Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila Brandina, em Campinas (SP). Reunidos com o sacerdote jesuíta Haroldo Rahm, cerca de 60 jovens vivenciaram o Batismo no Espírito Santo. Cada um dos fiéis católicos hoje vive essa experiência transformadora através dos grupos de oração.

 

Fonte: RCC Goiânia – Deiga de Brito

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo