>
>
A Oração pode transformar nossa vida

A Oração pode transformar nossa vida

 Fé é a capacidade e a disposição de estar aberto ao infinito, de cultivar a esperança, aspirando a riqueza do

 Fé é a capacidade e a disposição de estar aberto ao infinito, de cultivar a esperança, aspirando a riqueza do Reino de Deus. A oração cristã nasce da fé em Jesus como verdadeiro caminho que nos leva ao Pai, e deve ser perseverante, apesar das dificuldades e mesmo se não obtivermos logo o que pedimos. Reconhecendo-nos como filhos de Deus, devemos pedir também auxílio para aumentar a nossa fé.

Em uma das suas primeiras pregações deste ano (12/01/2018), o papa Francisco nos advertiu para não rezarmos como papagaios, sem interesse naquilo que pedimos, mas que supliquemos ao Senhor ajuda para superar alguma dificuldade com persistência. A reflexão do Santo Padre foi iniciada com a pergunta: Como é a oração daqueles que conseguem obter do Senhor aquilo que pedem?

Ele citou passagens do Evangelho em que foi difícil para alguns, que necessitavam da ajuda do Senhor, aproximar-se dele, acrescentando que eles devem servir de exemplo para cada um de nós. O paralítico, no Evangelho de Marcos, é um deles, pois vem até mesmo baixado do teto para que sua maca chegue até o Senhor que está pregando entre a multidão. Outro exemplo é o do leproso, que desafia Jesus com coragem, dizendo: "Se queres, tens o poder de curar-me!". E a resposta do Senhor é imediata: "Eu quero".

A vontade sincera leva-nos a encontrar uma solução para nos aproximarmos do Senhor, pedir a graça desejada e persistir naquele pedido. O Papa lembra-nos de que “tudo é possível para quem crê, como ensina o Evangelho”. Ele exorta-nos a termos coragem para acreditar: “O Senhor nos disse: ‘Peçam e vos será dado’. Tomemos também esta Palavra e tenhamos confiança, mas sempre com fé, acreditando. Esta é a coragem que tem a oração cristã. Se uma oração não é corajosa, não é cristã”.

 “… a certeza da presença de Deus   história, também hoje; uma presença que traz vida e salvação”

Solene profissão de fé que acompanha a nossa vida de fiéis, a oração do Credo (Creio em Deus Pai), foi motivo de reflexão do papa Bento XVI em suas catequeses dos dias 23 e 30/01/2013:

Dizer ‘Eu creio em Deus Pai onipotente’, no seu poder, no seu modo de ser Pai, é sempre um ato de fé, de conversão, de transformação do nosso pensamento, de todo o nosso afeto, de todo o nosso modo de viver.  […] afirmar ‘Creio em Deus’ impele-nos a partir, a sair de modo incessante de nós mesmos, precisamente como Abraão, para levar à realidade quotidiana em que vivemos a certeza que nos deriva da fé: ou seja, a certeza da presença de Deus na história, também hoje; uma presença que traz vida e salvação, abrindo-nos a um futuro com Ele, para uma plenitude de vida que nunca conhecerá ocaso”.

Pensando no poder da oração, rezemos, colocando em nossas intenções a transformação de nós mesmos, das nossas famílias, comunidades e de todo o mundo. Faço um pedido a todos os fiéis de nossa arquidiocese: nesta semana, comente com alguém a mensagem do papa Francisco sobre a oração e ensine uma criança ou um jovem a rezar o Credo.

 Que a paz de Cristo permaneça com vocês!

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo