>
>
Um Mediador Incansável pela Paz entre os Povos

Um Mediador Incansável pela Paz entre os Povos

Desde que assumiu seu pontificado, o papa Francisco tem sido fiel mensageiro da luz de Cristo para o mundo. Preocupado

Desde que assumiu seu pontificado, o papa Francisco tem sido fiel mensageiro da luz de Cristo para o mundo. Preocupado com os grandes problemas que afligem a humanidade e causam conflitos entre pessoas e nações, ele é incansável na pregação pela busca de, soluções por meio do diálogo fraternal e do exercício da tolerância diante das diferenças étnicas, culturais, econômicas e religiosas, entre outras.

Para levar a mensagem de Amor e Paz do nosso Mestre, ele viaja pelo mundo praticamente sem descanso, indo ao encontro dos fiéis e conversando com os dirigentes das nações, buscando sensibilizá-los para a superação da guerra, que traz prejuízos irreparáveis à humanidade. No mesmo intuito, o papa motiva reflexões usando as redes sociais; publica documentos para formação dos membros da sua Igreja; dirige-se aos homens e às mulheres de boa vontade, de todas as crenças do mundo; convoca-nos à oração conjunta, para citar somente algumas das suas iniciativas que visam à promoção de uma Cultura da Paz. O Sumo Pontífice nos convida a pensar e agir como Jesus nos ensinou. Quantas lições podemos tirar dos seus atos de humildade e simplicidade!

Francisco nos dá uma aula de persistência e liderança, colocando todos os seus dons, como fé, sabedoria, simpatia, diplomacia e humildade, “a serviço” da missão de construir a paz mundial. Assim, consegue atingir católicos e não católicos com as mensagens que divulga, buscando a inclusão de todos na luta pela superação da violência entre os povos, entre os irmãos.

O segredo da energia do nosso papa, para se dedicar com tal empenho a essa causa, certamente é um compromisso irrestrito com o Evangelho de Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida”, com base na herança perene do ressuscitado: “Eu vos deixo a paz; eu vos dou a minha paz” (Jo 14,27). Na noite de Páscoa, no cenáculo, a saudação de Jesus é somente a palavra “shalom!”, que significa “a paz esteja convosco!”. Coube naquela palavra todo o conteúdo da redenção dos homens.

Aprendamos com o papa Francisco as habilidades necessárias para liderarmos em favor da paz, começando em nossos lares e ambientes de trabalho e estudo. Cultivemos proximidade, humildade, bom humor e respeito, sendo acessíveis, modestos, colocando-nos disponíveis. Afinal, ninguém se sente à vontade próximo de uma pessoa sisuda, a prepotência não cativa, e ouvir sem retaliação cria respeito, demonstra que nos importamos com o outro. Mas, acima de tudo, cultivemos a tolerância, a aceitação do outro em sua singularidade e em sua condição de irmão, porque ele é igualmente filho de Deus. Enfim, sejamos sinal do amor de Deus por onde andarmos.

Com o profeta Isaías, queremos anunciar a paz universal como um retorno à paz inicial do Éden: “De suas espadas forjarão relhas de arados, e de suas lanças, foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se arrastarão mais para a guerra” (Is 2,4). “O lobo habitará com o cordeiro, a pantera se deitará junto ao cabrito; o bezerro e o leãozinho pastarão juntos e um menino pequeno os guiará” (Is 11,6-7).

A paz de Cristo esteja com vocês!

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo