>
>
Ai de vs escribas e fariseus hipcritas Fechais aos outros o Reino dos Cus

Ai de vs escribas e fariseus hipcritas Fechais aos outros o Reino dos Cus

Com essas palavras, o Senhor nos quer iluminar sobre um conceito que em si mesmo é elementar, mas que poucos

Com essas palavras, o Senhor nos quer iluminar sobre um conceito que em si mesmo é elementar, mas que poucos chegam a aprofundar: guiar para o desastre não é guiar para a vida, mas para a morte. Quem ensina a morrer ou a matar os outros não é um mestre da vida, e sim um “assassino”.

 

 Com esse texto, o Senhor está – diríamos – de mau-humor, está justamente enfadado com os guias que extraviam o próximo e lhe tiram o gosto de viver e, finalmente, a vida: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes mais do que vós” (Mt 23,15).

 

 Há pessoas que tentam de verdade entrar no Reino dos Céus, e tirar essa ilusão é uma culpa verdadeiramente grave. Têm se apoderado das chaves da entrada, mas para eles representam um “brinquedo”, algo chamativo para ter pendurado no cinturão e nada mais. Os fariseus perseguem os indivíduos, e “andam à caça” para levá-los a sua própria convicção religiosa; com a finalidade de convertê-los não em filhos de Deus, e sim do inferno. O seu orgulho não leva ao céu, não conduz à vida, mas à perdição. Que erro tão grave!

 

 “Guias – diz-lhes Jesus – cegos! Filtrais um mosquito, mas engolis um camelo” (Mt 23,24). Tudo está trocado, revolvido; o Senhor repetidamente tentou destampar os ouvidos e desvendar os olhos dos fariseus, mas diz o profeta Zacarias: “Eles, porém, não quiseram prestar atenção, deram-lhes as costas, estavam com os ouvidos surdos para ouvir” (Za 7,11). Então, no momento do juízo, o juiz emitirá uma sentença severa: “Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, servos maus!” (Mt 7,23). Não é suficiente saber mais: é preciso saber a verdade e ensiná-la com humilde fidelidade. Lembremo-nos o que disse um autêntico mestre da sabedoria, Santo Tomás de Aquino: “Enquanto louvam a sua própria bravura, os soberbos envilecem a excelência da verdade!”. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! ”(Mt 23,14)

 

Precisamos voltar o nosso julgamento para nós mesmos, pois um dos pecados mais denunciados por Jesus foi a hipocrisia e essa quase não entra em nossos exames diários de consciência, como bem lembrou o Frei Raniero Cantalamessa, pregador oficial da Casa Pontifícia, nesta Quaresma. “Não parece, mas a hipocrisia quase domina nossas ações no dia a dia. A nossa vida é um teatro público, uma máscara. Essa tendência inata do homem é aumentada muito pela cultura atual, dominada pela imagem: cinema, televisão, internet”, argumentou o pregador, num convite à transparência e à autenticidade.

 

Lembrando que a hipocrisia é mentira, pois esconde a verdade, Cantalamessa ressaltou que essa atitude é também falta de caridade com o próximo, duplicidade de vida e insinceridade. Afinal, foi Jesus quem disse: “Hipócritas, tirai primeiro a trave do vosso olho e depois vereis bem para tirar o cisco do olho do vosso irmão!” (Mt 7,5). Ele ainda nos advertiu sobre o perigo de sermos como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas cheios de podridão por dentro.

 

Exortando-nos a cultivar a pureza de coração, traduzida em comportamento cristão, o papa Francisco disse, em alocução no dia 3 deste mês, que “de fato, quem é bom, do seu coração e de sua boca saem o bem, e quem é mal põe para fora o mal, praticando o exercício mais deletério entre nós, que é a murmuração, a fofoca, falar mal dos outros”. O Santo Padre afirmou que essas atitudes destroem a família, a escola, o local de trabalho, o bairro. “As guerras começam da língua”, ressaltou.

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo