>
>
Somos todos romeiros do Pai Eterno

Somos todos romeiros do Pai Eterno

A Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade, celebrada no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, recorre, anualmente,

A Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade, celebrada no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, recorre, anualmente, o calendário litúrgico de nossa Arquidiocese. Este ano, a festa acontecerá entre os dias 28 de junho e 7 de julho, com o tema: “Sede santos como vosso Pai é santo”.

 

Por ocasião da festa, muitas pessoas saem de outras cidades e vêm a Trindade para rezar, pagar promessas e agradecer ao Pai Eterno pelas graças recebidas. Temos notícias de que muitos cristãos saem de cidades distantes e caminham por dias até chegaram ao Santuário, associando-se aos milhares de peregrinos que, dia e noite, fazem o percurso da Rodovia dos Romeiros, entre as cidades de Goiânia e Trindade. De longe ou de perto, todos os que caminham, em virtude das mais diversas motivações religiosas, têm o mesmo objetivo: encontrarem-se com o Pai Eterno. A caminhada a pé para Trindade, especificamente ao Santuário do Divino Pai Eterno, é um fato que nos oferece uma bela oportunidade para refletirmos sobre nossa vida cristã.

 

A romaria para o Santuário do Pai Eterno é um caminho que ninguém faz sozinho, mas divide com pessoas mais ou menos conhecidas. Em alguns momentos, ele é fácil e prazeroso, em outros é íngreme e exigente. Ao longo do percurso, quem caminha pode experimentar a coragem e o entusiasmo do início e o cansaço e o desânimo no seu decurso. Não raras vezes, as exigências e os obstáculos podem exercer tamanha influência que o romeiro pode pensar até mesmo em desistir. No entanto, o coração elevado a Deus por meio da oração, a presença de Nossa Senhora por meio da oração do terço, o apoio dos irmãos e o desejo do encontro com o Pai são como que remédios que curam as feridas do caminho e sustentam o romeiro até que ele chegue na casa do Pai.

 

Como a romaria para Trindade, a nossa vida como cristãos pode ser comparada a um caminho, feito com Cristo, até entrar na comunhão definitiva com a Santíssima Trindade. Este caminho com o Senhor Jesus, nós não fazemos sozinhos, mas em comunidade, como irmãos. Ao longo do percurso, passamos por diversas situações que exigem que mantenhamos firmes nossa fé e nossa esperança, fundadas no amor a Deus e aos irmãos. Devemos prosseguir decididamente, como afirmava São Paulo (cf. Fl 3,16). A oração contínua, que nos recorda a meta da vida cristã e nossa pátria definitiva, a devoção filial a Nossa Senhora e vida fraterna são o bálsamo que aliviam o peso do caminho e nos permitem caminhar decididos até vermos Deus face a face.

 

Gostaria de convidar todos os que podem a fazerem a romaria para Trindade, meditando com base na comparação feita acima. Aproveitem para rever a vida à luz do Evangelho e do caminho feito com Jesus e, ao fim, poderiam procurar a reconciliação com o Pai Misericordioso, por meio do Sacramento da Confissão. Assim, cada romeiro se prepara para o verdadeiro encontro com o Pai Eterno, que hoje se dá, particularmente, na comunhão com Jesus na Eucaristia. Mesmo que não façamos a romaria para Trindade, é preciso lembrar que somos todos romeiros do Pai Eterno, somos todos romeiros do céu.

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo