>
>
Família: Dom de Deus para a pessoa e para a sociedade

Família: Dom de Deus para a pessoa e para a sociedade

A importância e a centralidade da família, em vista da pessoa e da sociedade, é repetidamente sublinhada na Sagrada Escritura.

A importância e a centralidade da família, em vista da pessoa e da sociedade, é repetidamente sublinhada na Sagrada Escritura. Desde os textos que narram a criação do homem (cf. Gn 1,26-28; 2,7-24), vemos que, no desígnio de Deus, o primeiro casal, homem e mulher, constitui a primeira forma de comunhão de pessoas. Ao mesmo tempo, esse espaço de comunhão delineia-se como lugar primário da humanização da pessoa e da sociedade e berço da vida e do amor.

 

 

O grande valor da família é, em última instância, dado pela encarnação do Verbo de Deus. Jesus nasceu e viveu em uma família concreta, acolhendo todas as características próprias desta vida e conferiu uma excelsa dignidade ao instituto matrimonial, constituindo-o como sacramento da nova aliança (cf. Mt 19,3-9).

 

 

Iluminada pela luz da mensagem bíblica, a Igreja considera a família como a primeira sociedade natural, titular de direitos próprios e originários, e a põe no centro da vida social. Assim, relegar a família a um papel subalterno e secundário, excluindo-a da posição que lhe compete na sociedade, significa causar um grave dano ao autêntico crescimento do corpo social inteiro. Efetivamente, a família, que nasce da íntima comunhão de vida e de amor fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher, possui uma própria específica e originária dimensão social, como lugar primário de relações interpessoais, célula primeira e vital da sociedade. Essa é uma instituição divina que, colocada como fundamento da vida das pessoas, é como protótipo de todo ordenamento social.

 

 

A família é importante e central em relação à pessoa, pois nesse berço da vida e do amor, o homem nasce e cresce. Na família, portanto, o dom recíproco de si, por parte do homem e da mulher unidos em matrimônio, cria um ambiente de vida no qual a criança pode nascer e desenvolver as suas potencialidades, tornar-se consciente da sua dignidade e preparar-se para enfrentar o seu único e irrepetível destino. Dentro desse clima de natural afeto que liga os membros de uma comunidade familiar, elevado pelo chamado ao amor-comunhão que nos fez Jesus, as pessoas são reconhecidas e responsabilizadas na sua integralidade, recebem as primeiras e determinantes noções acerca da verdade e do bem, aprendem o que significa amar e ser amado e, consequentemente, o que quer dizer, em concreto, ser uma pessoa.

 

 

Ao mesmo tempo, a família, comunidade natural na qual se experimenta a sociabilidade humana, contribui de modo único e insubstituível para o bem da sociedade. Sendo uma comunidade de pessoas, a família é, pois, a primeira “sociedade” humana com a qual cada ser humano que vem à vida tem contato e onde é inserido. Por isso, uma sociedade à medida da família é a melhor garantia contra toda a deriva de tipo individualista ou coletivista, porque nela a pessoa está sempre no centro da atenção como fim e nunca como meio.

 

 

A partir dessa dupla convicção sobre o papel da família, é mister afirmar que o bem das pessoas e o bom funcionamento da sociedade, portanto, estão estreitamente conexos com uma feliz situação da comunidade conjugal e familiar. Sem famílias fortes na comunhão e estáveis no compromisso os povos se debilitam. Por isso, todos devemos amar e defender a família.

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo