>
>
A formação a partir da Palavra de Deus

A formação a partir da Palavra de Deus

Caríssimos irmãos e irmãs,   Encerraremos, nesta semana, as reflexões propostas para o Mês da Bíblia, apresentando um pouco mais

Caríssimos irmãos e irmãs,

 

Encerraremos, nesta semana, as reflexões propostas para o Mês da Bíblia, apresentando um pouco mais do conteúdo publicado no Documento Pós-Sinodal “A palavra de Deus na vida e missão da Igreja particular de Goiânia”. Gostaria de tratar sobre o serviço dos leigos no anúncio do Evangelho.

 

Alegra o coração dos pastores a presença de numerosos ministros não ordenados atuando na Igreja particular de Goiânia. O primeiro Sínodo Arquidiocesano reafirmou a importância dessa colaboração ministerial de religiosos e fiéis leigos, em estreita comunhão com os ministros ordenados, na ação evangelizadora.

 

Para a formação dos leigos, em vista da ação evangelizadora, temos a Escola Arquidiocesana de Ministérios. Ela está sob a responsabilidade de um presbítero nomeado pelo arcebispo. Com ele, outros presbíteros, diáconos, religiosos e fiéis leigos assumem cada uma das áreas específicas de formação, segundo as exigências de cada ministério.

 

Como parte desta escola deverá ser constituída uma Escola para Evangelizadores, com o intuito de preparar missionários para as comunidades paroquiais. Os evangelizadores deverão estimular a programação missionária nas comunidades e nos diferentes ambientes da sociedade nelas presentes. Desejamos que os evangelizadores testemunhem o valor da vida comunitária, sempre nucleados em Comunidades de Serviço – Comunidades de Evangelizadores. A Escola para Evangelizadores deverá também oferecer formação para o anúncio querigmático aos catequistas, pregadores, ministros da Palavra, diáconos e presbíteros, bem como aos agentes das pastorais que, testemunhando a caridade de Cristo de múltiplos modos, também podem levar o anúncio do amor do Pai e da presença salvadora do mesmo Jesus Cristo àqueles que encontrarem.

 

A missão do catequista, sempre importante na vida das comunidades, assume em nossos dias um papel único e imprescindível para a transmissão e educação na fé. Diante da ausência dos tradicionais lugares de formação cristã, o catequista será para muitos contemporâneos a grande referência na comunidade católica. Por isso, associada à Escola de Ministério, começamos a Escola para Catequistas. Ela deverá ser impulsionada novamente e terá a responsabilidade e a missão de oferecer cursos para a formação inicial e permanente dos catequistas. Em vista de qualificar o trabalho desta Escola, no que diz respeito aos locais, conteúdos, prazos e metodologias, elaborou-se o Diretório Arquidiocesano para a Catequese, que deverá ser atualizado, com uma proposta que possa ser adaptada às diversas necessidades presentes na Arquidiocese de Goiânia.

 

Todas essas estruturas servem, em última instância, para qualificar o anúncio do Evangelho em nossa Arquidiocese. Todos são chamados a cooperar. Por isso, gostaria de terminar as reflexões deste mês da Bíblia convocando todos os cristãos a voltarmos às fontes da nossa fé, que são as Sagradas Escrituras, tirando dela o nutrimento da nossa caminhada e encontrando nela forças para continuar dando Cristo ao mundo.

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo