>
>
São Joaquim, Sant’Ana e nossos avós

São Joaquim, Sant’Ana e nossos avós

Queridos irmãos e irmãs, Neste domingo, dia 26 de julho, a Igreja celebra a memória de São Joaquim e Sant’Ana.

Queridos irmãos e irmãs,

Neste domingo, dia 26 de julho, a Igreja celebra a memória de São Joaquim e Sant’Ana. Segundo os textos apócrifos, eles eram os pais da Virgem Maria e avós de Jesus. A princípio, apenas Sant’Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho. É muito antiga a devoção a São Joaquim e Sant’Ana, sobretudo no Oriente. A liturgia de São João Crisóstomo refere-se a eles como “os santos avós de Deus: Joaquim e Ana”. Por essa razão, nesta data comemora-se também o Dia dos Avós, de quem os dois santos são padroeiros.

Segundo a tradição, o casal já estava com idade avançada e ainda não tinha filhos e a esterilidade causava sofrimento e vergonha, pois para o judeu não ter filhos era sinal da maldição divina. Joaquim e Ana, que viviam uma vida de fé e de temor a Deus, foram, então, abençoados com o nascimento de Maria. Por esse motivo, eles são grandes representantes da fé que espera a realização das promessas de Deus. Além disso, eles também são lembrados por terem educado Nossa Senhora no caminho da fé, alimentando seu amor pelo Criador e preparando-a para sua missão.

Essa memória litúrgica coloca em evidência ao menos dois elementos muito importantes ligados à presença dos avós na vida de uma família. O primeiro deles é o valor da tradição. Os avós são as testemunhas de uma história que antecede a da geração presente e trazem consigo os valores que foram os seus fundamentos. Eles são, em verdade, a personificação da tradição, que é a raiz de uma família e também de uma nação. Por isso, eles são o esteio de uma casa e sua sabedoria ancora a família e a nação, sobretudo em tempos difíceis e turbulentos.

O segundo elemento é que os avós dão uma particular contribuição na transmissão da fé, essencial para qualquer sociedade. Como São Joaquim e Sant’Ana, eles transmitem aos filhos e netos o amor a Deus e a disponibilidade para acolher Jesus e ajudam a cultivar os valores da perseverança e confiança em Nossa Senhora e também a nossa colaboração na obra da redenção.

Portanto, devemos honrar com a devida estima os nossos avós. Para sairmos das generalidades, gostaria de sugerir que, no próximo dia 26, façamos algum gesto concreto que manifeste a eles amor e respeito, tendo em conta as possibilidades deste tempo de emergência sanitária. Poderia ser uma ligação, ou mesmo uma videochamada, permeada de afetos que valorizem a sua vida. Para os avós falecidos, poderíamos oferecer a oração do Terço pelo seu descanso eterno na comunhão com Deus no céu.

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo