>
>
Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para minhas veredas (Sl 119,105)

Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para minhas veredas (Sl 119,105)

Querido irmãos e irmãs,   Já meditamos sobre a importância da invocação do Espírito Santo, como postura fundamental para se

Querido irmãos e irmãs,

 

Já meditamos sobre a importância da invocação do Espírito Santo, como postura fundamental para se fazer a Lectio Divina, e sobre o primeiro momento, que é a leitura propriamente dita do texto bíblico. O segundo passo é fazer a Meditatio, ou seja, a meditação, que é o momento no qual Deus fala. Então, façamos silêncio e abramos os ouvidos: “Ouvirá que coisa diz o Senhor” (Sl 85,9).

 

A meditação sublinha o esforço que se faz para atualizar o texto e inseri-lo dentro do horizonte da nossa vida e da realidade, seja pessoal, seja social. O texto que foi escrito para mim deve falar a mim. Meditar é refletir sobre o valor permanente do texto, que é a verdade escondida a ser descoberta e atualizada para nós; é buscar o sabor da Palavra, não com a ciência; é buscar o rosto de Cristo atrás de cada uma de suas palavras; é ruminar a Palavra, buscando assentá-la dentro de si em um empenho de interioridade e concentração; é fechar os olhos diante do Senhor e confrontar o texto com a vida, evidenciando as posturas e os sentimentos que a Palavra de Deus nos transmite.

 

Na tradição espiritual a meditação percorre três momentos. O primeiro momento é o de recolher diligentemente a mensagem central do texto que se está meditando. Tal mensagem deve ser relacionado ao mistério de Cristo que unifica tudo. O segundo momento da meditação é onde são feitas as reflexões do que foi recolhido precedentemente. Nessa etapa, a Palavra que, em precedência, foi semeada, agora é semeada no bom terreno do próprio coração, na vigilância e no amor, deixando com confiança que o Senhor a cultive. O terceiro momento, enfim, é o do confronto, quando a Palavra interiorizada produz uma luz e uma força tal que ilumina a vida e a orienta decisivamente em direção a Deus. É esse o tempo de discernimento sobre a Palavra, ou como diziam os Padres, o tempo de peneirar os grãos da palha. Aqui, o confronto é algo interior que se percebe dentro da alma, e aquele que medita a Palavra o experimenta como um fogo que o aquece e o orienta no caminho em direção à experiência com Deus.

 

Um modo simples e prático de fazer meditação é o de fazer perguntas ao texto: Para mim, quais são a ideia e o valor fundamental do trecho? Por que é importante? O que me sugere e sobre o que me interpela? Com qual personagem do texto me identifico? Quais sentimentos e posturas me transmite? Como posso, com esse pensamento, iluminar minha vida? Trata-se de fazer penetrar a Palavra profundamente na intimidade do próprio coração e depois mobilizar todas as próprias energias para confrontar-se, andar dentro da Palavra e converter-se nela.

 

Esse texto, mastigado longamente no confronto pessoal, deve ser ruminado também durante a jornada, fazendo ressonar dentro de si uma palavra ou uma frase do mesmo texto, para espalhá-la na cotidianidade das próprias ações. A meditação, assim, ajuda-nos a colher o sentido espiritual, isto é, o sentido que o Espírito de Deus quer comunicar hoje a mim, através do texto bíblico. Meditando a Palavra, o nosso coração se dilata até compreender o coração mesmo de Deus, porque o Espírito age dentro da Escritura (cf. 2Tm 3,16) e nos ajuda a descobrir o sentido pleno das suas palavras (cf. Jo 16,13).

 

Gostaria de convidar vocês para que, durante a semana, além de continuarem a prática da leitura atenta, avançassem e passassem à meditação, considerando particularmente os três momentos acima indicados. Na próxima semana, falarei sobre o momento da oração.

 

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo