>
>
Pscoa A festa das festas

Pscoa A festa das festas

Onde está hoje, ó morte, a tua vitória? O drama de Maria Madalena regressa em cada esquina e também agora

Onde está hoje, ó morte, a tua vitória? O drama de Maria Madalena regressa em cada esquina e também agora neste tempo da Páscoa, pois nem sempre é fácil distinguir o triunfo do fracasso. E o momento que estamos atravessando, talvez, seja um deles.

 

A vida parece dominada pela morte e isso em vários níveis.

  • 1. A vida do mundo, quando subsistem ou se avolumam os problemas ecológicos e ambientais de toda a ordem, e os que produzem o lixo tentam empurrá-lo para diante do nariz dos pobres, longe de suas moradias.
     
  • 2. A vida humana, quando alguns continuam a arrogar-se o direito de se fazerem seus donos – ou pelo aborto, pela pena de morte, pelas armas químicas, pelas guerras, pela eutanásia. Ou com a situação clamorosa que estamos vivendo de uma pandemia que já ceifou a vida de 400 mil brasileiros.
     
  • 3. A vida espiritual, quando os valores éticos e morais parecem obsoletos e os defensores das causas mais destruidoras da dignidade humana e das suas conquistas presumem arvorar-se em campeões do progresso e da liberdade.

 

A Ressurreição de Cristo é a proclamação da vitória da vida, apesar dos sinais da morte. Na Ressurreição de Cristo, apercebemo-nos que o nosso mundo está possuído por um “fermento de vida”: “Senhor que dá a vida”.
É o Dom do Ressuscitado. O fruto por excelência da Páscoa de Cristo. O Espírito Santo dará vida aos nossos corpos mortais (Rm 8,11) e vencerá todas as formas mortais e mortíferas de vida. A Páscoa é uma festa tão grande que a celebramos todas as semanas. Cada domingo é dia de Páscoa, é dia de Jesus ressuscitado. É o dia do Senhor, como exprime a palavra domingo.

 

O domingo tem de ser para nós o dia de Jesus ressuscitado, que nos enche de esperança e de coragem para enfrentar os trabalhos e agruras da semana. Há de ser dia de oração mais intensa: na missa bem vivida, na leitura meditada da Palavra de Deus, no rosário na igreja ou em família. Saibamos organizar os programas de domingo, evitando tudo o que pode afastar de Deus.

 

Vamos encher-nos de fé e de amor ao Senhor, para que a sua alegria penetre em nossos corações e a possamos transmitir aos outros com entusiasmo. O mundo que pôs a sua segurança nas riquezas materiais precisa do anúncio da verdadeira felicidade que só Cristo ressuscitado lhe pode trazer. As riquezas são inseguras, como temos verificado neste ano de pandemia.

 

Com o exemplo de nossa fé e de alegria, a nossa palavra cheia de vibração, temos de levar os que nos rodeiam ao encontro de Cristo ressuscitado. A Igreja felicita Maria neste tempo pela ressurreição de seu Filho. Que ela nos encha de alegria pascal para celebrar com mais fé e entusiasmo a sua presença viva na Eucaristia.

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo