>
>
Ave Maria, Cheia de graça

Ave Maria, Cheia de graça

Ela é a cheia de graça porque não colocou nenhum obstáculo à ação de Deus e se deixou moldar totalmente

Ela é a cheia de graça porque não colocou nenhum obstáculo à ação de Deus e se deixou moldar totalmente pela santidade divina

 

“Bendita sois vós entre as mulheres”, assim a saúda Isabel.

As palavras do anjo, na anunciação, e as de Isabel, na visitação, convidamnos a louvar a Deus e a contemplar as maravilhas que Ele realiza em Nossa Senhora e em todos os que amam os seus caminhos. As atitudes de louvor e de gratidão são a expressão do crente que sabe descortinar, no meio de tantas desgraças e males do mundo, os dons de Deus que enchem e enriquecem a nossa vida. Nossa Senhora é portadora do dom de Deus por excelência, Jesus Cristo.

 

“Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”.

São Sofrônio, bispo do séc. VII, comenta: “Verdadeiramente bendita sois vós entre as mulheres porque por meio de vós brilhou sobre os homens a bênção do Pai (…) porque permanecendo Virgem produzistes aquele fruto que derrama a sua bênção sobre toda a terra”.

 

Jesus, concebido no seio de Maria, poucos dias antes, é saudado por Isabel como uma fonte de bênção. Ele é a grande fonte de bênçãos para toda a humanidade. Com Isabel e com toda a Igreja contemplamos este milagre da vida gerada no seio de Maria, que vem trazer a luz que ilumina as nações e é glória para todo o Israel.

 

Nós temos na Mãe de Jesus o exemplo e modelo de serva (de Deus e da humanidade). Se somos membros da Igreja de Cristo é porque demos sim a Jesus, como Maria também o fez e os nossos corações foram atraídos pelo coração de Deus, por Deus amor, sempre vivo, irradiante e total.

 

As palavras elogiosas de Isabel a Maria em sua Visitação vai muito além do que Isabel podia imaginar. Maria é “bendita entre todas as mulheres”, pois nela “o Senhor fez maravilhas”. O louvor que brota do Coração Imaculado de Maria revela a gratidão infinita de quem se sente objeto da infinita generosidade de Deus: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48-49). Também nós, todos os dias, devemos elevar o nosso próprio Magnifi cat de gratidão por todo o bem que o Senhor nos concede.

 

Maria é Mãe e nós somos os seus filhos. Vivamos essa relação materno-filial para nos tornarmos sempre mais semelhantes a Cristo. Guiados por Maria, havemos de tera coragem de nos centrar continuamente em Deus e na sua graça mais do que no desejo de salvarmos o mundo com as nossas próprias capacidades e forças.

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo