>
>
A Imagem de Deus Uno e Trino

A Imagem de Deus Uno e Trino

“A especificidade do cristianismo é a caridade mútua. Por que é a especificidade do cristianismo? Porque o amor mútuo é

“A especificidade do cristianismo é a caridade mútua. Por que é a especificidade do cristianismo? Porque o amor mútuo é a especificidade da Santíssima Trindade. A Santíssima Trindade é feita assim: uma pessoa ama a outra, é por sua vez amada, e disso procede o Espírito Santo. Portanto, pessoas como nós que seguem uma religião, a verdadeira como a nossa, em que Deus é Trino, entendem logo que a especificidade dela é o amor mútuo” (Chiara Lubich, em O Amor Mútuo, 2013, p. 63-64. 67).

 

Meditando sobre Maria e perguntando-se sobre onde ela teria encontrado força nos momentos tão difíceis que teve de enfrentar, Chiara vê que estava no Espírito Santo todo o seu sustento.

 

Maria e o Espírito Santo

 

Quando o barquinho da vida faz água e a tempestade o ameaça, pronunciamos um nome que aflora os lábios de quem sofre, até mesmo seu derradeiro suspiro: mãe. Nem sempre denota a mãe terrena; aliás, para a pessoa um pouco familiarizada com as coisas eternas, significa Maria. Isso é tão real que, frequentemente, “mãe” é o grito dos corações de Deus, nos momentos de provação. “Mãe!” Eis aqui o segundo milagre do amor, depois da Redenção: um Deus encarnado e uma Mãe para todos. Nela, toda a esperança para o cristão. Muitas vezes, é espontâneo perguntar: como fez Maria para viver na terra sem poder chamar uma mãe, a Mãe, nas longas agonias de seu coração traspassado? E a inserção direta de seu espírito com Deus mostra o esplendor único, a grandeza, a singularidade daquela que “é elevada mais do que criatura”. Deus – sem dúvida – do mesmo modo que é para nós, e bem mais, foi o consolo do seu coração”.

 

Será que ela não amava alguém que lhe representasse mais especificamente a identificação com o amor, aquilo que ela mesmo, Maria, representava para nós? Imagino que algo parecido e mais, infinitamente mais, do que encontramos em Maria, tenha ela encontrado – em sua labuta terrena a serviço do Pai, ocupando-se do Filho –, como repouso e refrigério, força e audácia, capacidade de viver, quando outras mortes a teriam esmagado, Naquele que sustentou a Igreja em sua época e em todas as épocas; o Espírito Santo. O Espírito Santo, este Deus desconhecido, que, em nossa prestação de contas final, perceberemos, com infinito pesar, não termos suficientemente amado, venerado e agradecido.

 

Trecho da Carta Pastoral “Creio no Espírito Santo – Meditação sobre a vida no Espírito”, de Dom Washington Cruz. A carta pode ser lida, na íntegra, aqui em nosso site

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo