>
>
O Advento e a Imaculada

O Advento e a Imaculada

O Tempo do Advento é um tempo mariano por excelência. Maria está presente na vida do povo cristão, em todos

O Tempo do Advento é um tempo mariano por excelência. Maria está presente na vida do povo cristão, em todos os dias do ano, como a mãe está na vida diária de uma família. Mas o Tempo do Advento é um tempo especialmente mariano por várias razões. Primeiro, porque neste tempo celebramos com toda a Igreja a Solenidade da Imaculada (8 de dezembro). E, além disso, porque durante o Tempo do Advento o centro é Jesus Cristo que, sendo Verdadeiro Deus, entrou na história humana, no seio da Bem-aventurada Virgem Maria, fazendo-se Verdadeiro Homem. Volver os olhos para Maria é sempre uma experiência gaudiosa, provocadora de júbilo em nossos corações. Contemplar a Virgem Maria constitui uma imediata preparação para o Natal.

 

Maria é uma mulher humilde e singela. Sua grandeza não lhe vem de títulos humanos, nem de muito esforço de sua parte, mas do quanto Deus foi bom para com ela. Escolhida para ser a mãe de Deus, a Morada do Altíssimo, veio ao mundo livre de todo o pecado. Isto a difere, sobremodo, de todos os mortais, já que viemos ao mundo como pecadores, pois o pecado original é uma realidade que pesa sobre todos nós desde quando nascemos. Contraímos este pecado, ainda que não o tenhamos cometido (CIC, 404). Nascemos em estado de pecado, até o momento em que somos consagrados como filhos de Deus pelo batismo. Maria é uma mulher desprovida de toda mácula. Maria foi redimida, mais do que nós e de maneira singular, pois sua redenção aconteceu preventivamente, antes mesmo de contrair o pecado original ou de cometer algum pecado pessoal. É, por isso mesmo, Imaculada.

 

Maria é a mulher cheia da Graça. Foi adornada por Deus com a plenitude de graça desde o princípio. Nós somos agraciados pela constante misericórdia de Deus, que nos perdoa e nos vai tornando homens novos. E, com a graça, Maria recebe as virtudes em grau superlativo e os dons do Espírito Santo, que funcionam nela de forma habitual. Tudo isso para ser Mãe de Deus e nossa mãe. Ela é “vida, doçura e esperança nossa”. Que, nestes dias do Advento, olhemos para Maria tal como a Igreja no-la apresenta: Imaculada, Virgem e Mãe, Assunta ao céu em corpo e alma.

 

Maria acompanha a Igreja desde o seu princípio, em Jerusalém, em todos os lugares do mundo, e, de modo particular, na América Latina, no Brasil e em nossa Arquidiocese. Pensemos nas inúmeras igrejas, capelas, imagens, invocações e devoções marianas presentes em nossa Arquidiocese. Hoje, celebramos – com encanto, alegria e admiração plena – a Solenidade da Sua Imaculada Conceição. Fazemos parte do coro das gerações que, ao longo dos séculos, a proclamaram Bem-aventurada. N’Ela floresce a graça original com que Deus adornou a humanidade, desde a criação do mundo.

 

Trecho da Carta Pastoral “Sínodo Arquidiocesano”, de Dom Washington Cruz. A carta pode ser lida, na íntegra,  A carta pode ser lida, na íntegra, aqui em nosso site

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo