>
>
Quinta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum

Quinta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum

Minha querida irmã, meu querido irmão, acabamos de escutar mais um trecho tomado da Primeira Carta de São Paulo aos

Minha querida irmã, meu querido irmão, acabamos de escutar mais um trecho tomado da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. Neste oitavo capítulo da carta, São Paulo trata de mais um assunto muito prático na comunidade de Corinto. Mas dele extrai um belo ensinamento que serve para todos os cristãos e que poderia ser assim identificado: o risco da ciência que ensoberbece e a beleza da caridade que edifica. De que se trata. Em Corinto, eram muitos os motivos para divisões entre os membros da comunidade, em razão de posições diferentes. Assim, alguns cristãos, zelosos de que há um só Deus revelado por Jesus Cristo, afirmavam corretamente que um nada são os deuses dos pagãos. Logo, se se come carne imolada aos ídolos, que eram vendidas nos mercados, não se está participando da idolatria.

 

São Paulo não discorda dos que assim pensam. Escute comigo: “Irmãos, o conhecimento incha, a caridade é que constrói. Se alguém acha que conhece bem alguma coisa, ainda não sabe como deveria saber. […] Quanto ao comer as carnes de animais sacrificados aos ídolos, nós sabemos que um ídolo não é nada no mundo, e que Deus é um só. É verdade que alguns são chamados deuses, no céu ou na terra, e muita gente pensa que existem muitos deuses e muitos senhores. Para nós, porém, existe um só Deus, o Pai, de quem vêm todos os seres e para quem nós existimos. E, ainda, para nós, existe um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual tudo existe, e nós também existimos por ele. Mas nem todos têm esse conhecimento”.

 

Ao dizer, mas nem todos têm esse conhecimento, o apóstolo manifesta sua sensibilidade para os mais novos no caminho da fé que poderiam ficar escandalizados ao ver cristãos comendo carne sacrificada aos falsos deuses. São Paulo revela assim a sua sensibilidade pastoral, isto é, ele compreende que nem todos os membros da comunidade eclesial tem o mesmo grau de conhecimento e de maturidade de fé. E formula um critério muito importante e sábio, de grande significado pastoral. Escute: “Por isso, se um alimento é ocasião de queda para meu irmão, nunca mais comerei carne, para não escandalizar meu irmão.”

 

Mais vale a caridade pelo irmão, por quem Cristo morreu, que a expressão externa de minha liberdade. Assim, São Paulo mostra que o verdadeiro conhecimento é aquele que nasce do amor e leva ao amor. Fica claro, pois, o teor das palavras iniciais da leitura de hoje: “Irmãos, o conhecimento incha, a caridade é que constrói”. Se na vida de nossas comunidades tivermos presente este princípio, eu acredito que muitas discussões e querelas entre nós poderão ser evitadas. Deixemos, pois, que a caridade edifique relações respeitosas e amadurecidas.

 

+ Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo