Caríssima irmã, caríssimo irmão. Hoje é dia 18 de outubro e a Igreja celebra a festa de São Lucas, evangelista. Para esta festa, os livros litúrgicos da Igreja oferecem leituras e orações próprias. A São Lucas é atribuída a autoria de um dos evangelhos e do livro dos Atos dos Apóstolos. O apóstolo São Paulo chama Lucas de “amado médico” e companheiro de suas viagens missionárias. Também seu consolador quando esteve na prisão.
Do evangelho de São Lucas destacam-se o cuidadoso relato da anunciação e da infância de Jesus. Por ser o evangelista que mais tem referências a Maria é chamado de iconógrafo da Virgem Maria. Registra diversas vezes Jesus em oração. E, também, ganha destaque em seu evangelho a misericórdia, sendo ele o único a registrar a parábola do Filho Pródigo. No livro dos Atos dos Apóstolos relata o evento de Pentecostes, de grande importância para a compreensão do dom do Espírito Santo. Também descreve as primeiras comunidades cristãs como perseverantes no ensino dos apóstolos, na caridade fraterna, na fração do pão e na oração. Por ser reconhecido como médico, hoje se celebra, também o dia desses profissionais. Que São Lucas interceda pelos médicos e médicas.
Então, para a festa de hoje, escutamos um trecho da segunda carta de São Paulo a Timóteo, onde se encontra uma referência a São Lucas. Tudo indica que São Lucas acompanhou o apóstolo Paulo em seus últimos dias. O texto de São Paulo está inserido no final da sua segunda carta a Timóteo, quando ele faz suas últimas recomendações e despedidas. Ouça o texto que precede aquele hoje proclamado e que nos ajuda a compreender o contexto da despedida de Paulo: “Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia…”.
É neste contexto que São Paulo continua e fala dos que o abandonaram, ressaltando que somente Lucas permanecia com ele. Escute: “Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. Mandei Tíquico a Éfeso.” Na sequência, não obstante ter anunciado que sua morte se aproximava, pede sua capa e pergaminhos deixados em Trôade. Faz uma dura referência a Alexandre, o ferreiro, e lamenta que ninguém o assistiu quando de sua defesa. Escute novamente:
“Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta.” E conclui expressando sua confiança naquele que verdadeiramente esteve ao seu lado: “Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.” Considerando a presença de São Lucas junto a São Paulo, peçamos a graça de ser presença edificante junto daqueles que necessitam de nós.
+ Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Metropolitano de Goiânia