>
>
Segunda-feira da 29º Semana do Tempo Comum

Segunda-feira da 29º Semana do Tempo Comum

Minha prezada irmã, meu prezado irmão. Nesta vigésima nona semana do tempo comum vamos nos dedicar à escuta de trechos

Minha prezada irmã, meu prezado irmão. Nesta vigésima nona semana do tempo comum vamos nos dedicar à escuta de trechos da carta de São Paulo aos Efésios, tal como já ouvimos nos últimos dias da semana anterior. Atenção para a riqueza temática dessa carta que é da ordem da eclesiologia, ou seja, o autor explora uma série de temas com fundamentação cristológica, para evidenciar o plano de Deus em sua dimensão universal e apresentar a Igreja como o lugar privilegiado da manifestação do amor de Deus revelado em Jesus Cristo Ressuscitado.

 

O texto de hoje é tomado do segundo capítulo da carta. No primeiro capítulo se destacava o tom orante do texto. Neste segundo, o autor se dirige aos destinatários que abraçaram a fé em Jesus Cristo, deixando para trás todo um modo pagão de agir, sob o domínio das forças do mal e sem expectativa de salvação. Escute, novamente: “Irmãos, vós estáveis mortos por causa de vossas faltas e pecados, nos quais vivíeis outrora, quando seguíeis o deus deste mundo, o príncipe que reina entre o céu e a terra, o espírito que age agora entre os rebeldes”.

 

E o autor não hesita em se incluir entre os que estavam no pecado. Veja como ele se inclui e diz do comportamento tão distante da vida na graça: “Nós éramos deste número, todos nós. Outrora nos abandonávamos às paixões da carne; satisfazíamos os seus desejos, seguíamos os seus caprichos e éramos por natureza, como os demais, filhos da ira”. Felizmente emergem a misericórdia e o amor de Deus, que sem nossos méritos, nos salva gratuitamente. São belas as palavras que exprimem esse modo de agir de Deus. Deus quis nos associar à ressurreição de seu Filho. Escute comigo:

 

“Mas Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos! Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus em virtude de nossa união com Jesus Cristo.” Aparece também nesta carta o tema central da carta aos Gálatas, qual seja, o dom da salvação por pura graça, não como resultado de nossas obras.

 

É insistente e iluminadora a palavra do autor que afirma “é pela graça que sois salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós; é dom de Deus! Não vem das obras, para que ninguém se orgulhe.” Ora, se é dom de Deus, cabe a nós acolhermos o dom que nos é oferecido. E nossa resposta será por um modo de viver em que importará a caridade como inspiração para nosso agir. Conclui o texto: “Pois é ele quem nos fez; nós fomos criados em Jesus Cristo para as obras boas, que Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” Nada mais importante, senão o amor e a misericórdia, é o que o Senhor espera de nós.

 

 

+ Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo