>
>
PUC completa 60 anos

PUC completa 60 anos

No dia 17 de outubro, a PUC Goiás completa 60 anos de sua criação e 10 anos de seu reconhecimento

No dia 17 de outubro, a PUC Goiás completa 60 anos de sua criação e 10 anos de seu reconhecimento pontifício. É a primeira universidade criada no Centro-Oeste, erigida quando Brasília ainda não havia sido inaugurada e a capital federal era o Rio de Janeiro. Está entre as universidades mais antigas do Brasil, mas é a mais nova pontifícia universidade do mundo. De 1.800 universidades católicas existentes em todos os países com democracia no mundo, apenas 19 são pontifícias, 7 delas no Brasil.

 

Com muita honra, as comemorações do Jubileu de Diamante da PUC Goiás foram incorporadas também ao aniversário de 86 anos de Goiânia. Essa homenagem não é sem razão. A história da Universidade Católica se entrelaça à história da capital e à vida de suas famílias, por muitas gerações. O jesuíta padre Machado, que chegou em Goiânia no ano de 1954, para assumir a Faculdade de Filosofia, relembra aqueles primórdios da cidade: “Goiânia era então uma capital nova, cidade pequena, sem tradição universitária a não ser no ensino do Direito. Não tinha aeroporto, luz instalada, asfalto, telefone. Poeira por todos os lados […]. Mas foi uma experiência fascinante, pois, iniciou-se uma tradição que, a julgar pelo que se vê hoje [entrevista no Jornal do Brasil, 24/04/1979] continua esplendidamente”.

 

No tempo que antecede a criação da Universidade Católica, foi muito decisiva a atuação de Dom Emanuel Gomes de Oliveira, arcebispo de Goiás de 1923-1955. Durante todo o tempo de seu episcopado, ele suscitou a criação de escolas de Educação Básica em todo o Estado de Goiás, quando ainda era inexistente uma rede de escolas públicas. Após algumas décadas com esse empenho educacional, era preciso avançar também na Educação Superior. Assim, em 1948, durante o Congresso Eucarístico, ocorrido na Praça Cívica, foi lançado o projeto de criação de uma Universidade Católica de Goiás.

 

Para a criação da Universidade, durante muitos anos foram sendo criadas em Goiânia, pela Arquidiocese, direta ou indiretamente, sete faculdades: Faculdade de Enfermagem, (1942), Faculdade de Filosofia (1948), Faculdade de Ciências Econômicas (1951), Faculdade de Farmácia e Odontologia (1945, posteriormente incorporada à UFG), Escola Goiana de Belas Artes (1952), Faculdade de Serviço Social (1957), Faculdade Goiana de Direito (1959).

 

A convite de Dom Emanuel, os jesuítas chegaram em Goiânia, no ano de 1954. Tiveram uma participação decisiva para a direção das faculdades e, depois, a criação da Universidade Católica, que a dirigiram por 20 anos. Em 1956, foi criada a Arquidiocese de Goiânia e, no ano seguinte, Dom Fernando Gomes dos Santos a assumiu como primeiro arcebispo. Sua vinda deu um novo impulso nos trabalhos para a criação de uma universidade. Depois de uma consulta a outros bispos brasileiros e ao Superior Geral dos jesuítas em Roma, Dom Fernando decidiu-se pela criação da Universidade. Foi assim que, após muitas tratativas com o Ministério da Educação, em 17 de outubro de 1959, foi publicado o Decreto n. 47.041, assinado por Juscelino Kubitschek, que criava a Universidade Católica de Goiás.

 

Aquela pequena Instituição de Educação Superior, criada com poucos recursos, numa cidade ainda em formação, tornou-se uma grande universidade, hoje com mais de 18 mil anos na graduação presencial e com estudantes oriundos de todos os estados do Brasil e de 17 países do mundo. Em 60 anos, a PUC já formou mais de 110 mil pessoas na graduação e mais de 3 mil nos seus mestrados e doutorados. Contando também com mais de 400 laboratórios, um hospital escola, uma emissora de televisão, uma fundação, um centro de convenções e todos os câmpus com infraestrutura acadêmica de alta qualidade, a PUC Goiás ampliou em larga escala a sua missão educacional. Agora, projeta-se também para a Educação a Distância, com a previsão de 34 cursos de graduação em EAD para 2020, além de dezenas de outros para a pós- graduação lato sensu.

 

Com firme determinação, nossa geração atual trabalha diuturnamente para alcançar na PUC os níveis de excelência mundial, visando à qualidade no ensino, na produção científica e tecnológica, na extensão e nos programas e projetos sociais. Fiéis aos princípios fundacionais, buscamos consolidar um grande legado que se fez tradição universitária em Goiás. Com um projeto pedagógico que visa à formação integral, educamos sob valores éticos e cristãos, para formar uma sociedade justa e fraterna. Agora, junto à nova geração que vem chegando à Universidade, desejamos projetá-la para mais 60 anos, com tradição e inovação, transformando vidas.

 

Wolmir Amado
Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo