>
>
A Beleza de Entregar a Vida ao Senhor

A Beleza de Entregar a Vida ao Senhor

“A Consagração religiosa envolve uma prévia eleição por parte de Deus: é ele quem chama e quem toma a iniciativa

“A Consagração religiosa envolve uma prévia eleição por parte de Deus: é ele quem chama e quem toma a iniciativa de convidar. É um ato de Deus Pai, que nos consagra em Cristo, com Cristo e para Cristo, na unidade do amor, que é o Espírito Santo. Por isso, é que se pode dizer que a consagração é uma ação divina.”

 

Na alegria de responder a tão sublime vocação, a entregar-se inteiramente a Deus e ser totalmente dele e para ele, buscando viver radicalmente as bem-aventuranças como resposta de amor ao Pai; amor esse que nos torna livres no encontro da Liberdade Suprema, o Pai Amoroso nos chama no poder do Espírito Santo a seguir Jesus Cristo, mais perto na construção do Reino.

 

 É muito importante que nós, consagrados, consigamos manter latentes dentro de nós que não somos religiosos para realizar trabalhos. Não somos religiosos para nós mesmos. Somos para pertencer a Deus, totalmente sem reservas. Ele nos chama para que possamos ouvir a sua voz. Ele nos consagra para sermos plenos nele. Ele nos envia para construirmos o seu Reino. “Ser todo dele e ele todo meu.” Nisso consiste a beleza de ser um com o Sagrado (consagrado)

 

Deus nos convida a sermos propagadores de seu amor – seja no falar, no viver. De alguma maneira, ele nos chama a sermos instrumentos de fé e de esperança para nossos irmãos. A vocação que cada consagrado traz é um exemplo. Nosso primeiro chamado é dar a vida para o irmão. Devemos ser solidários e humanos, pois Cristo, ao se oferecer na Cruz, morreu para dar a salvação a todos nós. Assim como diz na Palavra: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a própria vida por aqueles que ama” (Jo 15,13).

 

Ser Cristo vivo na vida do irmão! É através desse propósito que Deus tem um chamado para nós – viver para ele e com ele. Ao ecoar em nossos ouvidos, Deus chama seus filhos a entregar-se por inteiro.

 

O sustentáculo do nosso viver diário deve ser Cristo vivo na Eucaristia. Quem adora se cristifica. Somos chamados a permanecer aos seus pés, como discípulos que aprendem com o Mestre, e, pouco a pouco, vamos adquirindo as feições dele. Essa é a verdadeira beleza que somos chamados a transmitir.

 

Ao contemplar a Hóstia Consagrada, podemos escutar o brado de Cristo que diz: “Estou no meio de vós como aquele que serve”. Só quando compreendemos e temos essa visão podemos nos tornar hóstia. Não se pode aprender a servir sem estar com ele, ser Hóstia com ele e consumir-se com ele no altar da vida de nossos irmãos. Diante do Santíssimo Sacramento tudo se consome no amor e pelo amor. É ali que cada consagrado recebe, na intimidade, o alimento salutar para a missão. Nosso coração se torna disposto e arde em desejo pleno de doação. No altar da adoração todos os caminhos se encontram. E a partir dali somos enviados pelo Senhor, que nos recorda que nossas mãos são dispensadoras de vida e distribuidoras de graças redentoras. “Encontra-se nele copiosa redenção.”

 

Ir. Claudete Ferreira Mendes
Superiora das Irmãs da Copiosa Redenção, em Trindade

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo