>
>
Escuta Integral

Escuta Integral

Você que acompanha esta coluna no Encontro Semanal certamente já se deu conta que não é a primeira vez, neste

Você que acompanha esta coluna no Encontro Semanal certamente já se deu conta que não é a primeira vez, neste ano, que escrevo sobre a escuta. Se essa repetição causa certo enfado peço, de antemão, sinceras desculpas. Mas, tenho convicção de que este tema não se esgota em um texto só e nós ainda precisamos muito de ruminá-lo. A escuta, mais do que uma etapa no processo, é uma atitude permanente em uma Igreja que deseja ser sinodal e é essencial para a comunicação humana. Esta é a motivação do papa Francisco na mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado em 29 de maio.

 

Depois do “ir” e “ver”, na mensagem de 2021, o tema escolhido para este ano é “escutar com o ouvido do coração”. Para o papa Francisco, “estamos perdendo a capacidade de ouvir a pessoa que temos à nossa frente. […] Ao mesmo tempo, a escuta está experimentando um novo e importante desenvolvimento em campo comunicativo e informativo”. Ele também reflete que “escutar é decisivo na gramática da comunicação e condição para um autêntico diálogo”.

 

A jornalista Carla Faour, no livro A arte de escutar, afirma que “as pessoas esquecem que quem nunca escutou não sabe como emitir o som. As pessoas esquecem que a escuta precede a fala”. Nossa sociedade, e também a Igreja, privilegia pouco a escuta. Aquela escuta autêntica, atenciosa, aberta. Talvez se ouça muito, mas se escute pouco. Está aí um desafio para os comunicadores de hoje, principalmente neste contexto sinodal, que é o de oferecer, para além dos ouvidos, a capacidade de escuta. Esta é a missão da Igreja ao se colocar no ambiente comunicacional: dos meios tradicionais às mídias digitais, ela não está só para emitir a sua palavra, mas também para escutar aqueles que a procuram neste lugar.

 

Um aspecto importante a ser destacado da mensagem é que não escutamos apenas com o ouvido, mas com todo o nosso ser, pois “a verdadeira sede da escuta é o coração”. E, como encontramos em Mateus 6,21, “onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. É preciso que o nosso coração tenha ouvidos.

 

Segundo Faour, “escuta-se com todas as células do corpo. Escuta-se com as mãos, com os olhos, com a respiração, escuta-se, inclusive, com os ouvidos”. Que a celebração de mais um Dia Mundial das Comunicações Sociais, um presente do Concílio Vaticano II a todos os comunicadores, nos ajude a redescobrir esta escuta integral, na qual se escuta, inclusive, com os ouvidos.

 

Marcus Tullius
​Mestrando em Comunicação Social pela PUC Minas, coordenador-geral da Pascom Brasil e membro do Grupo de Reflexão em Comunicação da CNBB.

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo