“Pai Eterno, fazei-nos peregrinos de esperança” é o tema escolhido para a Romaria do Divino Pai Eterno deste ano, que começa nesta sexta-feira, 27 de junho, e vai até o dia 6 de julho, dia da Grande Festa. A expectativa é que aproximadamente 4 milhões de pessoas participem dos dez dias deste evento religioso, que é a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.
Durante os dez dias de festa, o Santuário Basílica; canteiro de obras do Novo Santuário; Igreja Matriz; Igreja do Santíssimo Redentor; Carmelo da Santíssima Trindade; Vila São Cottolengo, e o Cineteatro Padre Jesus Flores oferecem uma extensa programação. Ao todo, serão realizadas cerca de 200 celebrações durante o período de festa. Com Alvorada Festiva; Procissão da Penitência; Missa; Missa com Novena; Visita ao Santíssimo Sacramento; Visitas guiadas ao canteiro de obras do Novo Santuário; Oração pela beatificação do venerável Pe. Pelágio; procissões; batizados; vigílias; confissões e missas durante a madrugada.
Dentro da programação especial, acontece a 9ª Romaria da Vila São Cottolengo; a 16ª Romaria dos Militares; 9ª Romaria da Polícia Civil; 6ª Romaria Motociclista; 4ª Romaria dos Ciclistas; 3ª Romaria da OAB; Missa do grupo das mães que oram pelos filhos; Missa com foliões; Missa para as crianças; Missa da juventude; Missa com os Carreiros, Cavaleiros e Muladeiros, além dos eventos no Dia da Grande Festa.
Toda a estrutura e organização da Romaria do Divino Pai Eterno contam com a colaboração de diversos padres e religiosos, de várias comunidades e províncias. Eles se dedicam ao atendimento aos romeiros e às celebrações das missas e novenas. Além dos sacerdotes, os voluntários e colaboradores envolvidos diretamente na organização são distribuídos em diversas equipes. Eles trabalham no serviço de manutenção da estrutura e acolhimento aos devotos, comunicação, secretaria, Sala das Confissões, equipes de limpeza, apoio, liturgia e alimentação.
Tema da Romaria 2025
O tema está em comunhão com o Ano do Jubileu, também chamado de Ano Santo, que é um período de grande significado religioso na tradição cristã, especialmente na Igreja Católica. É um tempo de perdão, reconciliação e renovação da fé, marcado por celebrações e rituais especiais.
Durante os dez dias de festejo, um tema e um subtema serão tratados de forma mais aprofundada nas missas e novenas. A expectativa é que o romeiro consiga, a partir do tema geral da festa e também dos subtemas, ir ao encontro do favor e da doação de Deus para com a humanidade, onde a fé é renovada e a esperança é reacendida.
Devoção ao Pai Eterno
Com 185 anos, a devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade, teve início por volta de 1840. A história narra que o casal Constantino e Ana Rosa encontrou, enquanto ambos trabalhavam na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 centímetros com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Eles beijaram a imagem, levaram-na para casa e a colocaram em um altar. Com isso, deram início à oração do terço em família e depois também com os vizinhos. A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.
Organização e estrutura
Para garantir mais tranquilidade aos devotos do Divino Pai Eterno que visitam a Capital da Fé de Goiás, o Santuário Basílica conta com o Espaço do Romeiro. Além de aumentar o número de seguranças que trabalham no Santuário durante a Romaria, os seguranças da equipe de apoio revezam o trabalho, dia e noite, em lugares como a praça, o estacionamento e a secretaria. O templo possui um sistema próprio de monitoramento por câmeras, que ficam ligadas 24 horas por dia, garantindo tranquilidade aos romeiros.
Novo Santuário e Sino Vox Patris
A Romaria de Trindade também é uma oportunidade para ver de perto a construção do Novo Santuário, de onde serão realizadas celebrações. Neste ano, em celebração aos 185 anos de devoção, o Sino Vox Patris e os dois sinos menores, São João e São Lucas, estão expostos no local. Durante toda a Romaria 2025, grupos organizados e devotos vão contar com visitação guiada no canteiro de obras.
Programação completa da Romaria 2025
Programação diária
◙ 5h Alvorada Festiva – Praça do Santuário, obras do Novo Santuário e Igreja Matriz (Rádio Trindade FM);
◙ 5h20 Procissão da Penitência – Da Igreja Matriz à Praça do Santuário Basílica (TV Pai Eterno, RedeVida, Rádio Trindade FM e Rádio Difusora Goiânia).
Praça do Santuário Basílica
◙ Missa – 6h (TV Pai Eterno, RedeVida, Rádio Trindade Fm e Rádio Difusora Goiânia);
·
◙ Missa com novena – 19h30 (TV Pai Eterno, TV Aparecida, PUC TV e Rádio Difusora Goiânia).
Santuário Basílica
◙ Missas com novena – 8h e 15h (TV Pai Eterno);
◙ Missas – 10h30, 17h30 e 22h;
◙ Visita ao Santíssimo Sacramento (Adoração e Bênção) e à Virgem Maria – 7h15 e 14h.
Canteiro de obras do Novo Santuário
◙ Missas – 8h, 11h e 16h30;
◙ Visitas guiadas ao canteiro de obras do Novo Santuário do Divino Pai Eterno, das 7h às 18h. (Temos condução saindo da Vila São Cottolengo para o canteiro de obras do Novo Santuário).
Igreja Matriz
◙ Missas com novena – 9h e 14h;
◙ Missas – 0h, 7h, 11h e 19h;
◙ Visita ao Santíssimo Sacramento (Adoração e Bênção) e à Virgem Maria – 8h15 e 13h.
◙ Batismos – 17h (Inscrições antecipadas na secretaria paroquial – WhatsApp (62) 3505-1129 e telefone (62) 3991-9542).
Igreja do Santíssimo Redentor (Pe. Pelágio)
◙ Missa com novena ao Divino Pai Eterno – 10h;
◙ Missa e oração pela beatificação do Venerável Pe. Pelágio – 16h.
Carmelo da Santíssima Trindade
◙ Missa – 7h.
Vila São Cottolengo
◙ Missa – 9h.
◙ Visitas das 7h às 18h.
Confissões todos os dias
◙ Santuário Basílica – 6h às 21h.
◙ Igreja Matriz – 8h às 18h.
Programação especial
1º dia de Festa, sexta-feira (27/06)
· 6h, saída da 16ª Romaria dos Militares e peregrinação do Jubileu das Forças Armadas, Polícia e Segurança – Trevo de Goiânia;
· 10h30, Missa dos Militares, das Forças Armadas, Polícia e Segurança – Santuário Basílica;
· 17h, 3ª Romaria da OAB – Trevo de Goiânia;
· 17h, 9ª Romaria da Vila São Cottolengo – Trevo de Goiânia;
· 18h, 9ª Romaria da Polícia Civil – Terminal Padre Pelágio;
· 19h30, Participação das pastorais sociais do Vicariato para a Solidariedade da Arquidiocese de Goiânia – Praça do Santuário Basílica;
· 22h, Missa da Romaria da OAB – Santuário Basílica;
· 23h, Bênção para os policiais da Polícia Civil – Santuário Basílica.
2º dia de Festa, sábado (28/06)
· 12h, Missa da Romaria do Grupo das Mães que Oram pelos Filhos – Santuário Basílica;
· 16h, Romaria Vocacional e Romaria da Juventude (Trevo de Goiânia);
· 17h, Saída da 6ª Romaria Motociclista – Terminal Padre Pelágio;
· 17h30, Missa com os foliões – Praça do Santuário (TV Pai Eterno e RedeVida);
· 18h, Bênção aos motociclistas – Porta Principal do Santuário Basílica;
· 19h30, Participação das pastorais do Vicariato para a Evangelização da Arquidiocese de Goiânia – Praça do Santuário Basílica.
3º dia de Festa, domingo (29/06)
· 10h30, Missa para as crianças – Romeirinhos do Divino Pai Eterno – Santuário Basílica (TV Pai Eterno);
· 12h, Missa no Santuário Basílica;
· 16h30, 4ª Romaria dos Ciclistas – Trevo de Goiânia;
· 16h30, acolhida e oração com a juventude – Praça do Santuário;
· 17h30, Missa da Juventude – Praça do Santuário (TV Pai Eterno e RedeVida);
· 18h30, Bênção para os ciclistas – Porta Principal do Santuário Basílica;
· 19h30, Participação das pastorais do Vicariato para a Cultura e Educação da Arquidiocese de Goiânia – Praça do Santuário Basílica.
4º dia de Festa, segunda (30/06)
· 19h30, Participação das Paróquias do Vicariato Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Arquidiocese de Goiânia – Praça do Santuário Basílica.
5º dia de Festa, terça-feira (1º/07)
· 19h30, Participação das Paróquias do Vicariato Nossa Senhora da Piedade da Arquidiocese de Goiânia – Praça do Santuário Basílica.
6º dia de Festa, quarta-feira (02/07)
· 19h30, Participação das Paróquias do Vicariato Nossa Senhora Aparecida da Arquidiocese de Goiânia – Praça do Santuário Basílica;
· 22h, Missa com a juventude e logo em seguida Noite da Copiosa (Adoração ao Santíssimo) na Igreja Matriz.
7º dia de Festa, quinta-feira (03/07)
· 7h30, Romaria dos Carros de Boi, Cavaleiros e Muladeiros com bênção – Praça da Matriz;
· 17h30, Missa das Obras Sociais Redentoristas – Santuário Basílica;
· 19h30, Participação das Paróquias do Vicariato Nossa Senhora Auxiliadora da Arquidiocese de Goiânia – Praça do Santuário Basílica.
8º dia de Festa, sexta-feira (04/07) Dia dedicado à Vila São Cottolengo
· 12h, Missa – Santuário Basílica;
· 19h30, Participação das Paróquias do Vicariato Nossa Senhora da Abadia da Arquidiocese de Goiânia – Praça do Santuário Basílica;
· 19h30, Participação dos internos da Vila São Cottolengo – Praça do Santuário Basílica;
· 22h, Missa com a juventude – Santuário Basílica;
· 23h, Noite da Copiosa (Adoração ao Santíssimo) Santuário Basílica.
9º dia de Festa, sábado (05/07)
· 8h, Encontro dos carreiros, cavaleiros e muladeiros – Antigo Clube Raio de Sol;
· 12h, Missa – Santuário Basílica;
· 17h30, Missa com os Carreiros, Cavaleiros e Muladeiros – Praça do Santuário Basílica (TV Pai Eterno e RedeVida).
Missas na madrugada
◙ 28 e 29/06 – 0h, 2h e 4h – Santuário Basílica;
◙ 04 e 05/07 – 0h, 2h e 4h – Santuário Basílica.
10º dia: Grande Festa, domingo dia (06/07)
· 4h30, Alvorada Festiva – Praça do Santuário, obras do Novo Santuário e Matriz;
· 5h, Procissão da Penitência saindo da Matriz para a praça do Santuário Basílica (TV Pai Eterno, RedeVida, Rádio Trindade Fm e Rádio Difusora Goiânia);
· 5h45, Santa Missa – Praça do Santuário Basílica (TV Pai Eterno, RedeVida, Rádio Trindade Fm e Rádio Difusora Goiânia),
· 8h, Missa Solene da Festa – Praça do Santuário Basílica (TV Pai Eterno, Rádio Difusora Goiânia, Rede Vale FM e Rádio Maracá);
· 17h30, Procissão Luminosa e Celebração de Encerramento, saindo da Matriz até a praça do Santuário Basílica (Levar velas) (TV Pai Eterno, TV Aparecida, RedeVida, PUCTV, Rádio Difusora Goiânia, Rede Vale FM, Rede Aparecida de Rádio e Rádio Trindade FM).
Missas neste dia
· Santuário Basílica: 0h, 2h, 10h, 12h, 13h30 e 15h.
· Matriz: 0h, 3h, 5h30, 7h, 8h30, 10h, 12h, 13h30 e 15h.
· Igreja do Santíssimo Redentor: 10h e 14h
· Carmelo: 7h.
· Vila São Cottolengo: 9h.
Segunda-feira (07/07), depois da festa
Dia especial de oração pelos romeiros falecidos
· 5h, Alvorada Festiva – Santuário e Igreja Matriz;
· 5h30 e 6h55, Missas no Santuário Basílica (TV Pai Eterno, RedeVida e Rádio Trindade Fm);
· 10h e 19h, Missas no Santuário Basílica (TV Pai Eterno);
· 7h, 9h e 19h, Missas na Igreja Matriz;
· 7h, Missa no Carmelo;
· 9h, Missa na Vila São Cottolengo.
Contato:
Cláudia Belo: (62) 9 85651234
Karlla Freitas: (62) 9 84231582
Pollyana Reis: (62) 9 82168598