Na manhã desta segunda-feira, 26 de janeiro, o Papa Leão XIV recebeu a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), composta pelo presidente, cardeal Jaime Spengler, O.F.M., arcebispo de Porto Alegre; por dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente; por dom Paulo Jáckson Nóbrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente; e por dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral.
Momentos antes da Audiência Geral, parte da visita anual da presidência, o vice-presidente da CNBB, entregou ao Papa um prato artístico com o Selo Comemorativo dos 70 anos e do Ano eucarístico da Arquidiocese de Goiânia. Na ocasião, ele esteve acompanhado pelos padres Vitor Simão dos Santos e Pedro Mendonça Fleury, que atualmente estão estudando em Roma.
Também foi entregue ao Papa Leão XIV um convite para que o Santo Padre esteja presente no 19º Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado em Goiânia, de 3 a 7 de setembro de 2027.
A audiência insere-se na visita anual que a CNBB realiza ao Vaticano, durante a qual são promovidos encontros com os diversos dicastérios que compõem a Santa Sé. A visita da presidência da CNBB a Roma ocorre em um contexto significativo, marcado pela celebração dos 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, realizada na semana passada, e pelos 15 anos do Acordo Brasil–Santa Sé. Soma-se a isso a memória dos 400 anos das missões no sul do Brasil, que tiveram papel decisivo na formação histórica e territorial do país, tanto na região amazônica quanto no Sul.


