Há aproximadamente 35 anos, em Goiânia, a Pastoral do Surdo faz um trabalho para que a palavra de Deus chegue à vida das pessoas com surdez. Além disso, a pastoral age também como mediadora para que o surdo consiga se inserir na comunidade, sendo o seu papel principal traduzir a missa. O diretor espiritual da pastoral e administrador paroquial da Paróquia Santa Genoveva, Padre Warlen Maxwell, explica sobre a assistência prestada pela pastoral. “Por exemplo, quando um surdo precisa ir ao médico, e se precisa ter um entendimento entre o doutor e o surdo, a Pastoral do Surdo pode entrar como intermediadora, por meio da interpretação.”
Pensando na inclusão dos surdos, o padre realizou uma missa na sua paróquia totalmente em Libras, que foi traduzida para o português. “Eu celebrei a missa na minha paróquia porque eu tenho a intenção de criar lá a Pastoral do Surdo. Já temos os intérpretes e estamos mapeando a região. A missa teve a participação de 30 a 40 surdos”. Essa missa visou também levar as pessoas a refletirem sobre a dificuldade do surdo em participar da missa, pois não são muitas as paróquias que oferecem essa acessibilidade. O padre explica que ainda há muito preconceito contra os surdos, algumas pessoas não entendem que eles precisam sentar-se à frente, na missa, pois precisam visualizar os sinais em Libras para acompanhar a celebração e consideram isso um privilégio.
O santuário Basílica Nossa Senhora Perpétuo Socorro, no setor Campinas, é a Igreja referência em Goiânia em celebração dedicada ao surdo. O padre explica que no dia 23 de setembro é comemorado o Dia do Surdo e, pensando nisso, será realizada uma missa totalmente em Libras na Basílica. Além disso, às terças-feiras, durante a novena, e no domingo, há algumas celebrações com a presença de intérpretes.
.jpeg)
Ainda pensando na inclusão dos surdos, o interprete e social media João Pedro criou um Instagram (@pastoraldosurdogyn), a página cria conteúdo totalmente voltado para a realidade dos surdos. A página apresenta conteúdo totalmente voltado para a realidade dos surdos. O padre Warlen Maxwell diz ainda que a página alcança os mais diversos públicos, e o conteúdo é todo feito em Libras. “Quando nós fazemos um vídeo sem a legenda, colocamos na postagem o que foi dito. Alguns dias atrás, intencionalmente, eu fiz uma postagem sem legenda e sem áudio, isso para causar realmente um impacto nas pessoas, para elas refletirem sobre ‘quando um surdo vai à missa é não há interpretação’, como ele fica?”
Para mais informações sobre a Pastoral do Surdo ligue 98108-9963.
Suzany Marques





































