>
>
O silêncio que fala

O silêncio que fala

Quando um surdo vai à missa e não há interpretação, como ele fica?

Há aproximadamente 35 anos, em Goiânia, a Pastoral do Surdo faz um trabalho para que a palavra de Deus chegue à vida das pessoas com surdez. Além disso, a pastoral age também como mediadora para que o surdo consiga se inserir na comunidade, sendo o seu papel principal traduzir a missa. O diretor espiritual da pastoral e administrador paroquial da Paróquia Santa Genoveva, Padre Warlen Maxwell, explica sobre a assistência prestada pela pastoral. “Por exemplo, quando um surdo precisa ir ao médico, e se precisa ter um entendimento entre o doutor e o surdo, a Pastoral do Surdo pode entrar como intermediadora, por meio da interpretação.”

 

Pensando na inclusão dos surdos, o padre realizou uma missa na sua paróquia totalmente em Libras, que foi traduzida para o português. “Eu celebrei a missa na minha paróquia porque eu tenho a intenção de criar lá a Pastoral do Surdo. Já temos os intérpretes e estamos mapeando a região. A missa teve a participação de 30 a 40 surdos”. Essa missa visou também levar as pessoas a refletirem sobre a dificuldade do surdo em participar da missa, pois não são muitas as paróquias que oferecem essa acessibilidade. O padre explica que ainda há muito preconceito contra os surdos, algumas pessoas não entendem que eles precisam sentar-se à frente, na missa, pois precisam visualizar os sinais em Libras para acompanhar a celebração e consideram isso um privilégio.  

 

O santuário Basílica Nossa Senhora Perpétuo Socorro, no setor Campinas, é a Igreja referência em Goiânia em celebração dedicada ao surdo. O padre explica que no dia 23 de setembro é comemorado o Dia do Surdo e, pensando nisso, será realizada uma missa totalmente em Libras na Basílica. Além disso, às terças-feiras, durante a novena, e no domingo, há algumas celebrações com a presença de intérpretes.
 

 

Ainda pensando na inclusão dos surdos, o interprete e social media João Pedro criou um Instagram (@pastoraldosurdogyn), a página cria conteúdo totalmente voltado para a realidade dos surdos.  A página apresenta conteúdo totalmente voltado para a realidade dos surdos. O padre Warlen Maxwell diz ainda que a página alcança os mais diversos públicos, e o conteúdo é todo feito em Libras. “Quando nós fazemos um vídeo sem a legenda, colocamos na postagem o que foi dito. Alguns dias atrás, intencionalmente, eu fiz uma postagem sem legenda e sem áudio, isso para causar realmente um impacto nas pessoas, para elas refletirem sobre ‘quando um surdo vai à missa é não há interpretação’, como ele fica?”

 

Para mais informações sobre a Pastoral do Surdo ligue 98108-9963.

Suzany Marques

 

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo