Após 25 anos, o Hino da Campanha da Fraternidade de 1994 voltou a ser cantado em nossa Igreja. O tema proposto, “A família, como vai?”, fez um resgate e comemorou o Jubileu de Prata da Campanha da Fraternidade de 1994 que abordou o mesmo tema. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio do seu presidente, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, o desejo da Igreja é de que “o questionamento ecoe nos corações das pessoas, das comunidades e de toda a sociedade, sendo a semana ‘oportunidade de ouro para agir a partir dessa interpelação’”.
Na Arquidiocese de Goiânia, uma extensa e diversificada programação foi realizada nas paróquias, com base no documento Hora da Família, da Pastoral Familiar, que orienta a vivência da Semana Nacional da Família por meio de sete encontros: Família e iniciação à vida cristã; a realidade da família contemporânea; família, vocação e juventude; família e política pública; família defensora da vida; matrimônio e família no plano de Deus; a família, como vai?
Além dos encontros, também foram realizadas diversas outras atividades, conforme relatou o casal coordenador da Pastoral Familiar na Arquidiocese, Antônio Roberto Gomes e Francisca Aparecida Marcelo Gomes. “Foi pela graça de Deus e da Sagrada Família de Nazaré que nós tivemos muita movimentação nas paróquias, atividades diversas, casamentos comunitários, dentro do tema do documento Hora da Família. As paróquias aproveitaram cada dia da semana, aplicando aquele tema com a ajuda de palestrantes e assessores. Vários membros da coordenação arquidiocesana da Pastoral Familiar fizeram parte desse trabalho. O destaque das atividades e iniciativas ficou por conta dos cerca de 50 casamentos comunitários realizados em toda a Arquidiocese”, comentou o casal.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim das Oliveiras, a programação contou com santa missa todos os dias, palestras, oficinas, orientação jurídica, visitas e exposições. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Setor Aeroporto, realizou a 10ª Caminhada da Família, no dia 17, e programação durante toda a semana com palestras e bênçãos. A Paróquia Santo Hilário, do setor de mesmo nome, realizou palestras e santa missa, além do casamento comunitário no encerramento. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, no Nova Suíça, também teve casamento comunitário. Na Paróquia Santo Antônio, do Setor Pedro Ludovico, e na Paróquia Santo Expedito, do Jardim América, houve homenagem aos pais e palestras sobre diversas temas durante toda a semana. Muitas outras paróquias da Arquidiocese também realizaram atividades, como foi o caso da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Aparecida de Goiânia, que realizou passeio ciclístico e uma partida de futebol beneficente que arrecadou uma tonelada de alimentos para famílias carentes.
Encerramento
No dia 18, aconteceu no Santuário Sagrada Família, na Vila Canaã, o encerramento da Semana Nacional da Família, na Igreja de Goiânia. Para Antônio Roberto e Francisca Aparecida, casal coordenador da Pastoral Familiar na Arquidiocese, o encerramento selou um momento importante do trabalho que vem sendo feito em prol das famílias. “Esta celebração veio provar a unidade que tem sido construída pela evangelização das famílias, e viemos levar ao altar do Senhor, como bem mencionou em sua homilia, nosso assessor eclesiástico, padre Rodrigo de Castro, que nós estamos aqui para entregar toda a nossa semana, as atividades realizadas, pedindo as bênçãos do Pai neste encerramento”, afirmou Antônio. Ele disse ainda que o movimento realizado de 11 a 17 de agosto, teve o objetivo de conscientizar sobre a missão de se ter uma família santa.

Padre Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Sagrada Família e assessor eclesiástico da Pastoral Familiar, deixou uma mensagem muito importante às famílias, na missa de encerramento. “Todas as vezes que acreditamos na família, a resposta é certeira, tomamos posse da verdade do céu”, disse, logo após relatar sua história vocacional que brotou do seio familiar.
Fúlvio Costa