>
>
III Dia Mundial dos Pobres

III Dia Mundial dos Pobres

Serviços gratuitos serão oferecidos em quatro paróquias

Neste ano, em 17 de novembro, a Igreja celebrará o Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo papa Francisco, em 21 de novembro de 2016, na Carta Apostólica Misericordia et misera, que marcou o final do Jubileu da Misericórdia. “Intuí que, como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres”, escreveu o sumo pontífice.

 

Na Arquidiocese de Goiânia, o padre Max Costa está responsável pela organização da programação para celebrar a data. A primeira reunião de planejamento foi realizada nessa sexta-feira, 6, com a participação de representantes de paróquias que são referência na realização de obras sociais na capital: Paróquia N. Sra. da Conceição / Basílica N. Sra. do Perpétuo Socorro (Campinas), Paróquia Santa Teresinha (Aparecida de Goiânia), Paróquia N. Sra. da Assunção (Vila Itatiaia I) e Santuário Sagrada Família.

 

A proposta é que, nessas paróquias, no Dia Mundial dos Pobres, sejam oferecidos serviços diversos à população menos favorecida (inclusive aos que estão em situação de rua), nas áreas de saúde, higiene, alimentação, vestuário, orientação jurídica e espiritual, entre outras, como atividades para as crianças. A PUC Goiás também participará da ação, como informou o padre Max, levando diversos serviços e atividades a Senador Canedo. A programação completa será divulgada no início de novembro. 

 

Bons exemplos

Para que essa programação seja uma grande ação social, “que dê visibilidade às ações filantrópicas da Igreja e possa sensibilizar a sociedade a ter iniciativas solidárias também”, o padre Max sugere que as paróquias organizem, para esse dia, atividades e serviços que elas já costumam oferecer à comunidade de baixa renda, cotidianamente, por meio de diversos projetos, e também em datas próximas ao Natal, “uma vez que, no dia 17 de novembro, já estaremos no espírito do Advento”.

 

“O principal, no entanto, é nossa motivação para a realização dessas atividades, que devem ser inspiradas em sua dimensão espiritual. Estaremos ofertando esses serviços por amor. Seremos o bom samaritano para os irmãos necessitados, de forma que possam identificar o amor de Deus por intermédio das nossas doações, mas principalmente pelo tratamento cordial e digno que vamos dar a eles”, disse padre Max.

 

Os representantes das paróquias se comprometeram em realizar o levantamento dos serviços que têm condições de oferecer no Dia Mundial dos Pobres, a partir de consulta aos grupos de trabalho, sob orientação de seus párocos. O padre Max sugeriu ainda que as paróquias próximas a essas, que serão pontos de referência, se unam nessa grande ação social, agregando serviços que realizam ou colaborando com seu trabalho.

 

Nova reunião com os representantes das paróquias ficou marcada para o dia 4 de novembro, às 10h, na Cúria Metropolitana.
 

Eliane Borges

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo