A primeira turma de robótica da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Aparecida de Goiânia, foi a vencedora regional do torneio juvenil de robótica e irá disputar, em São Paulo, a fase nacional, que se inicia dia 29 de novembro. Os sete competidores fazem parte do projeto Inclusão Digital Cristã (IDC), que tem como idealizador o administrador paroquial, padre Luiz Augusto Ferreira.
De acordo com o professor responsável pela turma, Abenazio Geraldo da Silva Júnior, os competidores enfrentaram mais de 50 equipes. O robô, feito pela turma, é todo criado a partir de materiais recicláveis, e algumas peças são impressas em uma impressora 3D. Entrevistado pelo Encontro Semanal, o professor explicou o diferencial do projeto campeão do estado de Goiás. “O projeto foi campeão devido à programação utilizada, o toque aplicado na confecção do conjunto de engrenagem, o motor e a tensão aplicada a ele”, afirmou.

Padre Luiz Augusto disse que ver os alunos chegarem nessa fase da competição foi uma surpresa. “Foi algo muito especial e isso me deixa emocionado. Nós não tínhamos a intenção de participar de um concurso, era mesmo para evangelizar e trazer para a casa de Deus”, disse, com lágrimas nos olhos. Para ele, testemunhar a turma de sua paróquia ser classificada em nível nacional é uma confirmação de sua vocação.
Os competidores vão ficar em São Paulo até dia 3 de dezembro. A competição irá acontecer no Novotel Center Norte São Paulo. Os interessados em participar do projeto de Inclusão Digital Cristã deverão procurar a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no mês de janeiro. As vagas são anunciadas no fim de cada Santa Missa, no momento dos avisos.
Suzany Marques